Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Venda de pneus em maio é a melhor do ano, 5,1 milhões de unidades

Balanço | 12/06/2019 | 14h15

Venda de pneus em maio é a melhor do ano, 5,1 milhões de unidades

Acumulado dos 5 meses passa de 24 milhões e reverte cenário de queda para alta de 3,6%

REDAÇÃO AB

A venda de pneus em maio foi a melhor registrada em 2019, com 5,1 milhões de unidades e alta de 36,3% sobre o mesmo mês de 2018. Como consequência, o acumulado do ano passou do vermelho para o azul. Foram 24,2 milhões de unidades nos cinco meses, resultando em alta de 3,6% sobre igual período do ano passado. Os números foram divulgados pela Anip, associação dos fabricantes do setor.



- Faça aqui o download dos dados da Anip
- Veja outras estatísticas em AB Inteligência



Vale recordar que as vendas totais até abril apontavam queda de 2,7% e a melhora no cenário em maio decorreu do aquecimento na reposição para pneus de automóveis. Com 1,8 milhão de unidades entregues às revendas, houve crescimento de 45,7% sobre maio de 2018.

No acumulado do ano, a reposição para carros de passeio soma 8,8 milhões de pneus e ainda resulta em pequena queda de 2,5%, mas essa retração é compensada pela ampliação em 11,4% no fornecimento às montadoras, com 4,6 milhões de pneus para automóveis. O resultado final (reposição mais montadoras) traz pequena alta de 1,8%, com 13,4 milhões de pneus de passeio vendidos.

PNEUS PARA CARGA


Maio também foi positivo para os pneus de veículos pesados. As vendas às montadoras e ao mercado de reposição no mês somaram 660,5 mil unidades e alta de 38% sobre maio de 2018. O acumulado do ano teve 3,1 milhões de pneus de carga e alta de 10,1%. Nesse segmento, a demanda cresceu de maneira mais expressiva para as montadoras, 39,5%. Na reposição houve leve alta de 3,1%.

COMERCIAIS LEVES E MOTOS


A venda de pneus para comerciais leves traz o segundo maior crescimento em vendas totais (reposição mais montadoras), com 3,1 milhões de unidades e alta de 5,8% sobre os mesmos cinco meses do ano passado. A reposição teve alta significativa de 13,6%, com 1,85 milhão de unidades. Já o fornecimento às montadoras caiu 3,6%, com a entrega de 1,3 milhão de unidades.

Para o segmento de motos a Anip só informa a venda às montadoras, que no acumulado de janeiro a maio totalizou 4,1 milhões de pneus e leve crescimento de 2,9%. Essa pequena alta decorre da queda nas exportações de motos, já que as vendas ao mercado interno aumentaram 17,6% no período.

BALANÇA COMERCIAL MANTÉM SUPERÁVIT


Nestes cinco meses a balança comercial de pneus anotou superávit de US$ 87,6 milhões. As exportações em valor cresceram 6,1% no período, enquanto as compras externas recuaram 4,6%. O saldo positivo decorre da venda de produtos de maior valor, já que em unidades o Brasil comprou 7,4 mil pneus a mais do vendeu para outros países.



Tags: Pneus, Anip, automóveis, comerciais leves, motos, caminhões, ônibus.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência