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Grupo Volkswagen leva Prêmio REI em 7 categorias
Cerimônia de premiação ocorreu dentro de uma das salas de cinema do Shopping Cidade Jardim (fotos: Luis Prado)

AB | 28/06/2019 | 11h00

Grupo Volkswagen leva Prêmio REI em 7 categorias

Companhia se destacou tanto em automóveis como comerciais; Toyota levou três estatuetas

REDAÇÃO AB

Com sete vitórias em 14 categorias, o Grupo Volkswagen foi o grande destaque da nona edição do Prêmio REI (Reconhecimento à Excelência e Inovação), organizado anualmente desde 2011 por Automotive Business. A fabricante de automóveis levou cinco troféus, incluindo o de Montadora do Ano, enquanto a associada do mesmo grupo Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) ganhou mais dois REIs. A Toyota também se destacou, foi a segunda maior vencedora, com três estatuetas.

Os vencedores do Prêmio REI 2019 receberam seus troféus na sexta-feira, 28, em evento realizado no Cinemark do Shopping Cidade Jardim, em São Paulo. Os quatro finalistas de cada categoria foram escolhidos pelo júri formado pela equipe de Automotive Business e jornalistas especializados em veículos leves e pesados. Depois, leitores da revista AB, do Portal AB e participantes do evento #ABX19, realizado em 27 de maio passado, escolheram os vencedores por votação direta.

Carlos Alberto de Oliveira Andrade, fundador e chairman do Grupo Caoa, foi o eleito na categoria Liderança de Montadora pelo trabalho realizado com a marca Caoa Chery.

Como Liderança de Fornecedor, venceu Besaliel Botelho, presidente da Robert Bosch América Latina.

A MWM Motores foi a empresa reconhecida na categoria Fornecedores.

Veja todos os vencedores e finalistas das 14 categorias do Prêmio REI 2019

| MONTADORA



Volkswagen – O maior ciclo de lançamentos da indústria no Brasil
Com 20 lançamentos programados até 2020 (13 já feitos desde 2017), a fabricante ganhou participação de mercado e espera crescimento de dois dígitos para 2019. Seu primeiro SUV nacional, o T-Cross, abre perspectivas não só para o mercado interno como também para exportação, com a expectativa de envio para cerca de 50 países, inclusive fora da América do Sul. A Volkswagen do Brasil está também em meio a um processo de maior proximidade com fornecedores, concessionários, clientes e colaboradores.

Outros finalistas e cases da categoria
• Toyota (O melhor desempenho em 60 anos no Brasil)
• VW Caminhões e Ônibus (Performance que ficará na história)
• Mercedes-Benz (Salto tecnológico em 2018)

| FORNECEDORES



MWM Motores – Gerenciamento da cadeia de suprimentos e atendimento ao cliente
A capacidade de gerenciamento da cadeia de suprimentos e atendimento ao cliente renderam à MWM a estatueta de melhor fornecedor do Prêmio REI 2019. O time de planejamento de materiais da fabricante realizou um trabalho intenso para superar as adversidades e manter as linhas de produção rodando. Como resultado, a empresa manteve ininterrupto por mais de 60 meses o fornecimento ao principal cliente da MWM Motores, a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO).

Outros finalistas e cases da categoria
• Aethra (Inovações para ficar à frente do mercado)
• Sabó (Revolução no mercado com juntas em processo de nanotecnologia)
• Usiminas (Aços de alta resistência para suspensão de veículos automotivos)

| LIDERANÇA DE MONTADORAS



Carlos Alberto de Oliveira Andrade, chairman Grupo Caoa
O empresário teve um ano intenso em 2018 e fez decolar a Caoa Chery no mercado brasileiro, após o anúncio de acordo de cooperação tecnológica e comercial no Brasil com a montadora de origem chinesa. No primeiro ano de vida, a Caoa Chery saltou da 20ª para a 15ª posição no ranking das marcas mais vendidas de automóveis no País. No fim de maio de 2019 subiu para a 14ª colocação. Paralelamente, as parcerias com Hyundai e Subaru, além de permanecer por quase 40 anos como o maior distribuidor Ford na América Latina, resultaram em mais de 1,2 milhão de veículos vendidos pelo grupo Caoa.


Carlos Alberto de Oliveira Andrade recebe de Paulo Braga, diretor de Automotive Business, o troféu Liderança de Montadora

Outros finalistas da categoria
• Philipp Schiemer, presidente Mercedes-Benz do Brasil
• Pablo Di Si, presidente Volkswagen América do Sul
• Roberto Cortes, CEO VW Caminhões e Ônibus

| LIDERANÇA DE FORNECEDOR



Besaliel Botelho, presidente Robert Bosch América Latina
O papel do executivo na indústria automobilística foi além de sua atuação à frente da sistemista que já tem 65 anos só de Brasil. Uma equipe multidisciplinar liderada por Botelho contribuiu de maneira ativa na construção do programa do Rota 2030, especialmente no que se refere aos temas de desenvolvimento da cadeia de fornecedores, eficiência energética e segurança veicular.

Outros finalistas da categoria
• Pietro Sportelli, presidente Aethra
• Marcos de Oliveira, presidente Iochpe Maxion
• David Randon, presidente das Empresas Randon (em 2018)

| VEÍCULOS DE PASSAGEIROS



Toyota Yaris
Lançado no Brasil em julho de 2018 nas configurações hatch e sedã, o Yaris preencheu uma lacuna entre as linhas Etios e Corolla dentro da rede Toyota. Produzido em Sorocaba (SP), o modelo pode ter motor 1.3 de 101 cv (exclusivo do hatch) ou 1.5 de 110 cv (para as duas carrocerias). O câmbio pode ser manual de seis marchas ou automático do tipo CVT (continuamente variável), capaz de simular sete marchas. O Yaris conta com controles eletrônicos de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, volante multifuncional, rodas de liga leve, computador de bordo e central multimídia com tela de sete polegadas sensível ao toque, entre os itens disponíveis.

Outros finalistas da categoria
• Caoa Chery Tiggo 5x
• Caoa Chery Tiggo 7
• Citroën C4 Cactus


Rafael Borges, assessor de imprensa da Toyota, recebe prêmio na categoria Veículo de Passageiro de Pedro Kutney, editor do site Automotive Business

| VEÍCULOS PREMIUM



Volkswagen Tiguan Allspace
Construído sobre a plataforma modular MQB, o Tiguan Allspace cresceu e ganhou opção para sete ocupantes. É importado do México e pode ter motor 1.4 TSI flex de 150 cv ou 2.0 TSI (também turbo, mas só a gasolina) de 220 cv. Este último é disponível somente para a versão R-Line 4Motion, a mais completa. O câmbio é sempre automatizado de dupla embreagem, com seis marchas no 1.4 ou sete no R-Line. O nome Allspace se aplica a todas as versões, mas somente a Comfortline e a R-Line têm sete bancos. Todos os Tiguan recebem seis airbags, controles de estabilidade e tração, faróis de neblina, rodas de liga leve, ar-condicionado automático de três zonas e central multimídia com tela tátil de oito polegadas.

Outros finalistas da categoria
• Mercedes-Benz Classe A
• Mercedes-Benz Classe C 200 EQ Boost
• Volvo XC40

| VEÍCULOS COMERCIAIS LEVES



Volkswagen Amarok V6
A versão topo de linha da picape chegou ao Brasil em fevereiro de 2018 para impulsionar as vendas do modelo, que até então só contava com motorização de quatro cilindros. A nova opção de seis cilindros em V e 225 cavalos transformou-a na picape mais potente do mercado brasileiro. Tem câmbio automático de oito marchas e tração integral 4Motion de série. Controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, controle de descida (com modo off-road), ar-condicionado automático de duas zonas e central multimídia são alguns dos equipamentos de série.

Outros finalistas da categoria
• Citroën Jumpy Minibus
• Nissan Frontier argentina
• Peugeot Expert Minibus


Ao centro, Antonio Megale, diretor de assuntos governamentais da Volkswagen, recebe uma das sete estatuetas entregues ao grupo

| VEÍCULOS PESADOS



VW Delivery 9.170
A nova família Delivery foi apresentada em 2017, mas os modelos de 3,5 a 13 toneladas foram sendo introduzidos gradualmente no mercado. Os caminhões são voltados à logística urbana. A preocupação da engenharia da VWCO foi utilizar materiais mais leves e criar veículos ágeis e robustos. Com melhorias na suspensão, motor, freios e eixos, o Delivery 9.170 é o mais versátil dos modelos, uma vez que funciona bem nas entregas urbanas e tem capacidade e potência para levar cargas também entre cidades. O peso total foi reduzido em 10% na comparação com o modelo anterior. E o motor Cummins de 3,8 litros de 165 cv também o tornou mais econômico que o antigo.

Outros finalistas da categoria
• Mercedes-Benz Axor 3131 Canavieiro Autônomo
• Scania Nova Geração de Caminhões
• Volvo VM Canavieiro Autônomo

| INOVAÇÃO TECNOLÓGICA



Volksbus E-Flex
A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) desenvolveu um conceito abrangente e inovador de flexibilidade para veículos comerciais: a arquitetura modular flexível elétrica. Essa iniciativa resultou em um ônibus com tração 100% elétrica, suportado por um pequeno conjunto de baterias e um motor 1.4 TSI (turbo) de automóvel, empregado como gerador, que pode ser abastecido com gasolina, etanol, gás natural ou biometano. A plataforma foi desenvolvida pela engenharia brasileira para facilitar a introdução da eletrificação no transporte urbano, com um veículo capaz de operar continuamente no modo híbrido, reduzindo em mais de 90% a emissão de poluentes, e também no modo 100% elétrico, atendendo às zonas de restrição com zero emissão, sem requerer investimentos. Como resultado, o Volksbus e-Flex foi destaque durante o Salão de Hannover de 2018, maior feira de veículos comerciais do mundo.

Outros finalistas e cases da categoria
• Bosch (Industria 4.0 – Smart Retrofit)
• Toyota (Tecnologia Híbrida Flex – pioneirismo global)
• ZF do Brasil (Transmissão automatizada Made in Brazil)

| INOVAÇÃO DE STARTUPS



Eaton – Investimentos em startups no Brasil
Em 2018, a Eaton firmou parceria com a Liga AutoTech, programa de atração de startups com propostas específicas para o setor automotivo e de transporte de carga, organizado pela aceleradora Liga Ventures. Atualmente, a Eaton tem diversos projetos piloto em andamento com potencial para abrir novas frentes de negócio, além de soluções já em uso. Com as startups, a empresa ganhou dinamismo e passou a ter ideias o tempo todo para aproveitar as oportunidades de negócio. Entre os projetos desenvolvidos e efetivamente lançados está o aplicativo goECO, que permite que mecânicos façam de forma simples e rápida a avaliação de caixas de transmissão, sem ter de retirá-las do veículo e desmontá-las. Após realizar a avaliação da transmissão, o reparador busca em tempo real quais são os distribuidores mais próximos para a aquisição da caixa remanufaturada. Tudo isso digitalmente, dando maior confiabilidade ao processo, ao reparador e ao proprietário do veículo. Atualmente, a Eaton conta com outros sete projetos em fase avançada de desenvolvimento com startups nas áreas de inteligência artificial e realidade aumentada.

Outros finalistas e cases da categoria
• Mercedes-Benz e TruckPad (Acesso a uma enorme base de dados sobre caminhões no Brasil)
• Toyota (Projeto Bynd – startup vencedora do desafio Inovemob)
• Nissan (Inovação no atendimento ao cliente com a inteligência artificial Laura)

| INOVAÇÃO EM DISTRIBUIÇÃO



Volkswagen – Concessionária digital, uma nova forma de vender e comprar carros
O Brasil foi o primeiro mercado a implementar o formato de concessionária digital da Volkswagen, um conceito inovador de venda de automóveis. Equipadas com ferramentas digitais – como telas sensíveis ao toque e óculos de realidade virtual –, essas revendas proporcionam uma nova experiência do cliente com a marca. Lançado a partir de um projeto piloto em dez pontos no País, conta com lojas digitalizadas, flexíveis, enxutas e com espaços de convivência. Até o fim de 2019, cerca de 100 pontos de venda contarão com a tecnologia, que também será adotada em outros países da América Latina. A digitalização permite ainda concessionárias menores, a partir de 90 m², com menos carros “físicos” em exposição, o que viabiliza a presença da marca em regiões mais nobres.

Outros finalistas e cases da categoria
• FCA (Concessionária digital Fiat)
• Mercedes-Benz (Mercado de peças)
• Meritor e MWM (Aliança estratégica)

| INOVAÇÃO EM MOBILIDADE



Toyota – Projeto de compartilhamento de carros da marca em parceria com a Moobie
A Toyota tem trabalhado em soluções a fim de fornecer mobilidade inteligente. Para isso, a fabricante atua em um projeto de compartilhamento de seus veículos, considerando um contexto em que pessoas estão passando de proprietárias para usuárias de automóveis. Durante o Salão do Automóvel, em novembro de 2018, a empresa anunciou uma iniciativa com esse foco em parceria com a startup Moobie. Trata-se da criação de um projeto piloto de compartilhamento de veículos, o Toyota Mobility Service. Inicialmente, está disponível para os colaboradores da empresa de São Bernardo do Campo (SP) e do Banco Toyota. O funcionário pode agendar os dias ou período que deseja permanecer com o veículo pelo aplicativo Moobie.

Outros finalistas e cases da categoria
• BMW (Marca atinge 110 pontos de carregamento e lidera infraestrutura de carros elétricos no País)
• SBCTrans (Empresa lançou o “Partiu SBC”, aplicativo com inédito serviço de acessibilidade para cadeirantes e deficientes visuais)
• Nissan (Programa Nissan Intelligent Mobility promove ações e tecnologias, além da preparação do Leaf)


Tamy Lin, fundadora da Moobie, recebe o prêmio de Giovanna Riato, editora de inovação de Automotive Business

| INOVAÇÃO EM GESTÃO



Volkswagen – Inteligência Artificial na comunicação com empregados
Com base na experiência dos manuais cognitivos de alguns de seus carros (elaborados a partir da tecnologia IBM Watson de inteligência artificial), a área de recursos humanos da VW desenvolveu o Assistente Cognitivo, instalado no aplicativo VW&Eu para comunicação com os funcionários. Disponível para todos os 15,5 mil empregados da VW no Brasil, a ferramenta responde a questões sobre saldo de férias, banco de horas e plano médico, entre outros serviços e informações disponíveis tanto para horistas como mensalistas. São aproximadamente mil perguntas cadastradas até o momento, mas, assim como os manuais dos carros, o Assistente Cognitivo aprende a cada novo questionamento. Com ele o colaborador passa a ter acesso rápido e intuitivo a informações que antes dependiam da consulta por meio de um gestor ou de espera na central telefônica.

Outros finalistas e cases da categoria
• Basf (Transformação digital como estratégia)
• Caoa (Com quatro lançamentos em menos de um ano, Caoa Chery impulsiona resultados)
• Mercedes-Benz (10 mil colaboradores dão ouvidos aos clientes na Mercedes-Benz)

| SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL



Toyota – Projeto Águas da Mantiqueira da Fundação Toyota do Brasil
O oitavo ecossistema mais rico do planeta ocupa um território de 500 quilômetros de extensão, resguarda 5% da flora mundial e é responsável por abastecer com recursos hídricos mais de 14 milhões de pessoas por dia no Brasil. Localizada entre os Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, a Serra da Mantiqueira entrou em colapso e deixou milhões de pessoas sem ou com pouco acesso à água entre 2014 e 2015. O Sistema Cantareira, que recebe recursos hídricos da Mantiqueira, continua a apresentar níveis baixos desde a recente crise. Um estudo realizado pela Fundação Toyota do Brasil em Santo Antônio do Pinhal (SP), em parceria com a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag), foi entregue ao poder público em 2018, visando a conservação da biodiversidade, o planejamento territorial e o desenvolvimento socioeconômico sustentável do município. Dez bacias hidrográficas da região foram avaliadas e também sua flora, fauna, construções em área urbanas e rurais, situação de esgotamento sanitário, educação e outros temas. As diretrizes obtidas serão utilizadas pela prefeitura para elaborar um planejamento territorial da cidade que preserve o meio ambiente e mantenha o desenvolvimento socioeconômico compatível com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, estabelecidos pela ONU.

Outros finalistas e cases da categoria
• Bosch (Autossuficiência no abastecimento de água industrial)
• Cummins (Tecnologia Cummins a favor da sustentabilidade)
• ZF (Produção de embreagens limpa e inteligente)



Tags: Prêmio REI 2019, Automotive Business AB, Volkswagen, VWCO, Toyota, Carlos Alberto de Oliveira Andrade Caoa, Besaliel Botelho Bosch, MWM, Eaton, Yaris, Tiguan, Delivery.

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