A Schaeffler desenvolveu um sistema capaz de alterar a taxa de compressão durante o funcionamento do motor. Ele atua no ponto em que as bielas se ligam ao virabrequim.
Chamado VCR, ele pode ser adotado em qualquer novo projeto de motor a combustão e seria especialmente bem-vindo em veículos flex, já que o etanol suporta taxas de compressão mais elevadas que a gasolina. Tecnologia semelhante é adotada pelo Infiniti QX 50 em seu motor VC-Turbo.
“A tecnologia possibilita a otimização da eficiência em todas as condições de carga do motor e ao mesmo tempo permite a adaptação do processo de combustão em situações diversas”, explica o diretor executivo de pesquisa e desenvolvimento da Schaeffler América do Sul, Cláudio Castro.
O VCR permite aumentar a economia de combustível e reduzir as emissões. “É o que faltava para o motor de combustão interna atingir seu mais alto grau de eficiência”, recorda Castro. No propulsor com taxa de compressão variável, um atuador elétrico movimenta um eixo de comando que controla todas as bielas ao mesmo tempo.
Esse atuador elétrico fica fixado na parte externa do bloco do motor. Ele recebe informações de um módulo eletrônico, que conversa com outros sistemas do veículo.
Entenda como funciona o sistema de variação da taxa de compressão:
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