Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Grupo BMW anuncia novo presidente do conselho e CEO global
Oliver Zipse assumirá como novo presidente e CEO global do Grupo BMW em agosto

Carreira | 18/07/2019 | 19h25

Grupo BMW anuncia novo presidente do conselho e CEO global

Oliver Zipse sucederá Harald Krueger em 16 de agosto

REDAÇÃO AB

O Grupo BMW divulgou comunicado na quinta-feira, 18, para anunciar seu novo presidente do conselho de administração e CEO global a partir de 16 de agosto: trata-se de Oliver Zipse, 55 anos, membro desde 2015 e responsável pela divisão de produção. Ele sucederá a Harald Krueger, que no início deste mês comunicou ao conselho de supervisão que não se candidataria a um segundo mandato e que deixaria a companhia.

O conselho de supervisão – que é quem indica e escolhe o novo presidente do conselho de administração – tomou a decisão nesta data enquanto se reuniu na unidade de Spartamburg, na Carolina do Sul (EUA) para debater sobre o desenvolvimento dos negócios atuais nos Estados Unidos, bem como o futuro da produção local, que é a maior fábrica que o grupo possui em todo o mundo.

“Oliver Zipse, um líder analítico e estratégico, se tornará o CEO da BMW. Ele fornecerá ao grupo um novo impulso na moldagem da mobilidade do futuro”, disse em nota o presidente do conselho de supervisão, Norbert Reithofer.

Engenheiro mecânico de formação, Zipse ingressou na BMW em 1991 como trainee. Entre as escolhas do conselho de supervisão, ele concorreu com outros membros, como o diretor e especialista em pesquisa, Klaus Froehlich. Entre seus maiores desafios, o novo presidente precisará encontrar uma maneira de investir no caro desenvolvimento de veículos elétricos e autônomos, já que a desaceleração da indústria ameaça a linha de frente e as guerras tarifárias ameaçam o resultado final.

O Grupo BMW sofreu um revés nos últimos anos ao perder a liderança de uma década nas vendas globais de veículos premium para a Mercedes-Benz em 2016. A companhia também desperdiçou a chance de ser a líder no desenvolvimento de veículos elétricos ao permitir que concorrentes como o Grupo Volkswagen e empresas iniciantes como a Tesla a superassem em participação de mercado.



Tags: Grupo BMW, presidente, CEO, Oliver Zipse, Harald Krueger.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência