Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Jaguar Land Rover testa plástico reciclado pela Basf em elétrico I-Pace
Esquema mostra o processo de reciclagem de plástico e para qual peça o material está sendo utilizado para testes no Jaguar I-Pace

Indústria | 19/07/2019 | 19h01

Jaguar Land Rover testa plástico reciclado pela Basf em elétrico I-Pace

Projeto piloto transforma lixo doméstico em material de alta qualidade

REDAÇÃO AB

A Jaguar Land Rover em parceria com a Basf está testando um novo processo de reciclagem de plástico para transformar o material descartado em insumo de alta qualidade. A iniciativa tem duplo objetivo: utilizar o material reciclado em larga escala nos veículos das duas marcas no futuro e ajudar a solucionar, em parte, o problema do excesso de plástico no mundo. Estima-se que a quantidade de resíduo plástico irá ultrapassar as 12 milhões de toneladas até 2050 em todo o mundo.

O projeto denominado ChemCycling, que recicla o lixo plástico doméstico, testa em sua fase piloto o material como base em um dos moldes da face frontal do Jaguar I-Pace, primeiro modelo 100% elétrico da marca. O teste pretende verificar se a peça segue à risca os requisitos de segurança da peça original.

O plástico recolhido do lixo é transformado em óleo de pirólise por meio de processos termoquímicos. Como resultado, se obtém um material bruto que é introduzido na linha de produção da Basf como um substituto de material fóssil. Com isso, se cria uma liga de nível elevado que replica a performance e qualidade de plásticos 100% novos e que pode ser temperado e pintado, adequando-se para o design de novos acabamentos internos e painéis externos dos veículos.

“Na Jaguar Land Rover, estamos aumentando a quantidade de material reciclado em nossos produtos, removendo plásticos de uso único ao longo de toda nossa operação e reduzindo o excesso de lixo durante o ciclo de vida do produto. A parceria com a Basf é apenas uma das iniciativas que estamos desenvolvendo para operar numa economia circular”, afirma o gerente sênior de sustentabilidade na Jaguar Land Rover, Chris Brown.

Esta não é a primeira vez que a JLR utiliza materiais reciclados em seus projetos: em colaboração com a Kvadrat, obteve material de alta qualidade a partir de uma mistura de lãs resistentes com um suedecloth técnico produzido com 53 garrafas de plástico recicladas: o resultado foi utilizado para a produção de assentos como opcionais nos Range Rover Velar e Evoque.



Tags: Jaguar, Land Rover, Basf, plástico, reciclagem, I-Pace, elétrico.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência