Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Ford retira 1,2 bilhão de garrafas PET por ano da natureza
Segundo a Ford, cada EcoSport utiliza 470 garrafas plásticas na produção de seus tapetes e carpetes

Sustentabilidade | 22/07/2019 | 19h43

Ford retira 1,2 bilhão de garrafas PET por ano da natureza

Somente o EcoSport já consumiu 650 milhões delas desde 2012 em seus tapetes e carpetes

REDAÇÃO AB

Os cálculos da Ford apontam que a montadora é responsável a cada ano por transformar 1,2 bilhão de garrafas PET em carpetes para seus veículos em todo o mundo. No Brasil, cada EcoSport utiliza 470 garrafas plásticas em revestimentos na forma de carpetes e tapetes. Segundo a empresa, desde o lançamento da nova geração do SUV, em 2012, mais de 650 milhões de garrafas foram transformadas nesse tipo de revestimento.

Em peso seriam 8 mil toneladas. Se colocadas lado a lado essas garrafas reaproveitadas pelo EcoSport dariam duas voltas ao redor do mundo. A Ford informa que começou a utilizar plástico reciclado em seus veículos há 20 anos. O primeiro foi o Mondeo.

O processo para transformar plástico em tapetes e carpetes começa com a fragmentação das garrafas e tampas em pequenos flocos. Depois disso, em empresas especializadas, eles são fundidos a 260°C e transformados em fibras com a espessura de um fio de cabelo. Essas fibras são então combinadas a outras e passam por um processo têxtil, formando o material que dá origem ao carpete.

No Brasil, todos os tapetes e carpetes dos veículos fabricados localmente contêm PET reciclado. O trabalho realizado nos laboratórios globais da empresa para o desenvolvimento de materiais é complementado por pesquisas locais de matérias-primas de origem natural.

Um exemplo é a fibra de juta, que graças a um projeto pioneiro foi adicionada ao polipropileno no compósito usado na fabricação da tampa do porta-malas do Ka, com ganho de resistência e redução de peso.

A importância da reciclagem decorre do alto consumo mundial de garrafas PET, 1 milhão por minuto ou 526 bilhões por ano. A maioria é descartada na natureza.




Tags: Ford, EcoSport, PET, Ka.

Comentários

  • WASHINGTONALMEIDA VARGAS

    AInylbra como fabricante e fornecedor desses carpetes fica muito feliz em ajudar o meio ambiente !

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência