Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Simea 2019 coloca foco na mobilidade
O Simea de 2018: este ano os organizadores esperam por público 20% maior

Eventos | 31/07/2019 | 18h10

Simea 2019 coloca foco na mobilidade

Simpósio promovido pela AEA vai propor o papel da engenharia na transformação da indústria automotiva

PEDRO KUTNEY, AB

Realizado anualmente pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), a 27ª edição do Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva, o Simea 2019, pretende aprofundar seu papel de discutir e propor o futuro do setor automotivo no Brasil, trazendo a mobilidade para o centro do debate. Por isso o tema do evento este ano é “Uma Nova Era para a Engenharia da Mobilidade”.

“A AEA dá um passo além da engenharia ao levantar o debate sobre mobilidade, para acompanhar de forma mais ampla a transformação da indústria automotiva. Superamos as discussões sobre o Rota 2030 no ano passado e agora vamos colocar o em prática as soluções para viabilizar o programa”, afirma Maurício Lavoratti, coordenador do Simea 2019.



“O Simea é um evento que não fica só no papel, mas propõe muitas soluções e projetos que são efetivamente adotados pela indústria automotivo logo mais à frente”, destaca o engenheiro Lavoratti, que além de membro da AEA é diretor de engenharia da unidade regional de soluções de powertrain da Bosch em Curitiba (PR). Ele avalia que o Simea sempre deixa legados e o do deste ano deverá ser a ampliação do olhar da associação, com a abertura de novas comissões permanentes de estudo e consultoria – como por exemplo uma para validar veículos autônomos no País –, como forma de acompanhar as principais tendências que estão transformando o setor automotivo globalmente.

Lavoratti lembra que nos últimos anos a AEA tem sido uma das principais entidades consultivas do setor automotivo nacional, reunindo academia, empresas e governo para formular avaliações técnicas e proposições sobre políticas industriais e legislação que regulam os fabricantes de veículos e autopeças no País.

PROGRAMAÇÃO



O Simea acontece nos próximos dias 21 e 22 de agosto na área de convenções do Novotel Center Norte, em São Paulo. Os organizadores estimam que o número de participantes desta edição deverá crescer 20% em relação a 2018, alcançando em torno de mil pessoas. O público poderá assistir no auditório principal painéis de debate e palestras nos dois dias, além de visitar os estandes de treze empresas que reservaram espaços para expor seus produtos no local.

Os debates e discussões do Simea deste ano serão conduzidos por consultores, engenheiros, representantes de empresas e do governo federal. Os temas giram em torno de inovações em mobilidade e urbanização do futuro, eficiência energética, eletrificação e hibridização de veículos, compartilhamento, conectividade, a transformação digital automotiva e as soluções da engenharia nacional para o novo regime automotivo Rota 2030.

Como já é tradição do evento, também vão acontecer 60 sessões técnicas (quatro a mais do que no ano passado) em quatro salas dedicadas às apresentações de trabalhos desenvolvidos por engenheiros do setor – boa parte deles colocados em prática pela indústria. Os projetos que serão mostrados foram selecionados entre mais de 100 submissões enviadas à AEA este ano.



- Veja aqui a programação do Simea 2019



Tags: AEA, Simea 2019, 27º Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva, evento, mobilidade, Rota 2030.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência