Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Volkswagen São Carlos exporta cabeçotes à Alemanha
Linha de produção de motores da Volkswagen em São Carlos: perfil exportador

Indústria | 01/08/2019 | 19h31

Volkswagen São Carlos exporta cabeçotes à Alemanha

Fábrica do grupo em Chemnitz vai usar o componente em motores 1.0 TSI produzidos na unidade

REDAÇÃO AB

A fábrica de motores da Volkswagen em São Carlos, no interior paulista, está ampliando seu perfil exportador. A planta atendeu recentemente uma encomenda de 2.350 cabeçotes usinados que foram embarcados para a unidade de produção do grupo em Chemnitz, na Alemanha, para aplicação nos propulsores 1.0 TSI feitos lá.

“Além de ser a maior exportadora de veículos da história do Brasil, a empresa está se transformando em uma importante fornecedora global de componentes por meio da fábrica de São Carlos”, informa o presidente da Volkswagen do Brasil e América do Sul, Pablo Di Si. Ele destaca que o alinhamento da planta com as melhores práticas produtivas do grupo no mundo é o fator fundamental que vem garantindo diversos contratos de exportação.

Em 2015 a fábrica de São Carlos começou a receber investimentos de R$ 460 milhões que viabilizaram a construção da moderna linha de motores EA 211, com bloco e cabeçote de alumínio e versões aspiradas MSI e turbinadas TSI. Em 2017 foram aportados R$ 50 milhões adicionais para ampliar a capacidade e iniciar o atendimento a contrato de exportação que prevê até 2020 o envio de 250 mil motores completos 1.4 TSI para o México, para equipar Jetta e Golf produzidos na planta mexicana e vendidos no mercado norte-americano.

Esta não é a primeira vez que a Volkswagen São Carlos complementa a produção de partes usinadas de motor para fábrica alemã em Chemnitz. No ano passado foram embarcados para lá 5 mil virabrequins e em 2015 cerca de 90 mil blocos, ambos para o 1.0 TSI.



Tags: Volkswagen, motor, cabeçote, exportação, São Carlos SP.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência