Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Vendas podem superar expectativas, sugere Anfavea
Moraes, presidente da Anfavea: otimismo moderado (foto: Mário Curcio)

Mercado | 06/08/2019 | 18h07

Vendas podem superar expectativas, sugere Anfavea

Após registrar o melhor julho desde 2014, fabricantes esperam por segundo semestre mais aquecido

PEDRO KUTNEY, AB

O melhor resultado mensal de vendas de veículos dos últimos cinco anos no mercado brasileiro, com 243,6 mil emplacamentos em julho, em alta de 9,1% sobre junho e crescimento de 12% ante o mesmo mês de 2018, leva a associação dos fabricantes, a Anfavea, a esperar por um segundo semestre pouco mais aquecido que o previsto inicialmente, que pode superar as expectativas da entidade para 2019 – a projeção oficial é de expansão de 11,4% para o ano todo, com 2,86 milhões de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus licenciados.

Após o melhor julho desde 2014 e o segundo melhor mês do ano, no acumulado dos primeiros sete meses de 2019 os emplacamentos somam 1,55 milhão de unidades, o que revela alta de 12,1% – já pouco acima, portanto, da previsão da Anfavea. Contudo, apenas para continuar sustentando o ritmo de crescimento anual atual de 12%, ligeiramente acima da projeção, é necessário que nos próximos cinco meses a média mensal de vendas seja superior a 270 mil emplacamentos, número que nunca foi alcançado nos últimos cinco anos.



- Faça aqui o download dos dados da Anfavea
- Veja outras estatísticas em AB Inteligência



Apontando dados da evolução da economia até agora, o presidente da Anfavea, Luiz Carlos de Moraes, destaca que alguns fatores tendem a fazer o mercado de veículos se aquecer mais nos próximos meses. Ele cita a aprovação da reforma da Previdência, baixa dos juros, inflação e câmbio, liberação de depósitos compulsórios para elevar a oferta de crédito e injeção de recursos do FGTS no consumo.

“Até agora a evolução do mercado está em linha com as nossas projeções, mas existem fatores que podem tornar o segundo semestre melhor e por isso estamos moderadamente otimistas”, resumiu Luiz Carlos de Moraes.







Tags: Anfavea, fabricantes de veículos, mercado, vendas, emplacamentos, projeção 2019.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência