Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Biodiesel passará de 10% para 11% no diesel a partir de setembro

Combustíveis | 07/08/2019 | 19h12

Biodiesel passará de 10% para 11% no diesel a partir de setembro

Aumento de porcentual mínimo é aprovado pela ANP após testes do Instituto Nacional de Tecnologia

REDAÇÃO AB COM AGÊNCIA BRASIL

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou na quarta-feira, 7, o aumento da mistura de biodiesel de 10% para 11% no diesel comum e que entra em vigor em 1º de setembro. A decisão, que estabelece o porcentual mínimo, foi aprovada após resultados satisfatórios nos testes feitos pelo Instituto Nacional de Tecnologia (INT). A medida fixa um porcentual de até 15% do biodiesel ao óleo diesel vendido ao consumidor final, que agora, com a nova medida, ganha um novo porcentual mínimo, conforme o cronograma previsto na Resolução do CNPE (Conselho Nacional de Política Energética) nº 16 de 2018.

De acordo com nota divulgada pela ANP, a mesma medida eleva o valor da estabilidade oxidativa do biodiesel de oito para doze horas, tornando obrigatório o uso de aditivo antioxidante na produção do biocombustível. A medida atesta ainda os resultados satisfatórios dos testes e ensaios para validação da utilização do B15 em motores e veículos.

Atualmente, cerca de 80% do biodiesel no Brasil é produzido a partir do óleo de soja. “O biodiesel é parte fundamental das metas previstas na política do RenovaBio e o aumento da mistura no diesel comum está alinhado com a tendência mundial de redução na emissão de gases de efeito estufa”, avalia em nota a Abiove, Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais.




Tags: Biodiesel, diesel, ANP, RenovaBio, Abiove, Instituto Nacional de Tecnologia, INT.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência