Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Dürr lança sistema eficiente de pintura bitom
O robô para pintura bi-tom da Dürr: bico de alta precisão pinta área exata em uma só passagem pela cabine e sem precisar de aplicação de máscaras

Indústria | 15/08/2019 | 20h01

Dürr lança sistema eficiente de pintura bitom

Bico robotizado de alta precisão aplica tintas diferentes em menos tempo, sem desperdícios nem máscaras

REDAÇÃO AB

Seguindo a tendência de carros que saem de fábrica pintados com duas cores diferentes, uma no teto e outra no resto da carroceria, a Dürr lançou um sistema mais eficiente de pintura bitom, batizado EcoPaintJet, que segundo a empresa reduz em 25% o consumo de energia do processo e diminui em 96% o tempo da operação. O novo bico de alta precisão, instalado no braço de um robô, aplica a tinta somente a área delimitada, sem desvios, o que elimina a necessidade do uso de máscaras e permite que as duas cores sejam aplicadas em uma única passagem pela cabine.

A Dürr apresentou o EcoPaintJet pela primeira vez recentemente na sede da empresa em Bietigheim-Bissingen, na Alemanha, e informa que o sistema já está sendo testado por alguns fabricantes. “O EcoPaintJet é um salto quântico a caminho da pintura em dois tons eficiente de automóveis. É o primeiro sistema que combina de maneira eficiente a personalização de produto com a produção automatizada”, destaca Jochen Weyrauch, CEO da Dürr Systems AG.

Durante a produção de veículos, atualmente é necessário acrescentar uma série de processos manuais para se adicionar uma cor contrastante ou intensa no teto ou uma faixa decorativa no carro. Depois de passar pela primeira pintura e secagem, aplica-se manualmente o mascaramento da área pintada previamente para enviar o carro novamente à cabine, onde a segunda cor é aplicada. A máscara então é removida, novamente de maneira manual, e o veículo deve passar de novo pela estufa de secagem. Tudo isso gera mais trabalho e aumenta os custos – a Dürr calcula que o consumo de energia para a secagem da pintura bi-tom aumenta pelo menos 25% em comparação a pinturas com cores únicas. Além disso, de 6 a 15 metros quadrados de mascaramento são colocados por carroceria e a linha de pintura fica congestionada pela segunda passagem para aplicação da segunda cor.

O novo sistema de pintura bitom EcoPaintJet elimina todos esses processos. Como o bico de aplicação é altamente preciso, nenhum mascaramento é necessário e a carroceria passa apenas uma vez pela cabine para receber as duas cores. Segundo a Dürr, o robô demora apenas 2 minutos para aplicar uma cor no teto, enquanto o tempo necessário para colocar e remover manualmente as fitas do mascaramento é de cerca de 50 minutos.

Segundo a Dürr, o aspersor do sistema EcoPaintJet é muito preciso, aplica a tinta em jatos paralelos sem nenhum excesso, por isso nenhuma gota cai fora da área-alvo. A placa usinada de aplicação mede poucos centímetros quadrados, ela tem 50 orifícios de aproximadamente um décimo de milímetro de diâmetro e trabalha a uma distância de 30 milímetros da superfície da carroceria, para aumentar a precisão do processo. O robô de pintura EcoRPL 133i, que move o aplicador sem qualquer vibração, também faz parte do sistema.

O sistema automatizado de pintura é equipado com sensores que realizam a medição 3D da área a ser pintada e envia os dados ao software de controle, que calcula continuamente qual é o caminho que o aplicador deve fazer pela superfície.

A Dürr informa que já está trabalhando para refinar mais a tecnologia, para pintura em geometrias mais complexas. A versão melhorada, chamada EcoPaintJet Pro, permite que cada orifício da placa de aplicação seja aberto e fechado individualmente, para oferecer mais possibilidades de personalização. No futuro, a aplicação automática de letras e logotipos também deve ser possível, similar à impressão digital.



Tags: Dürr, pintura, bi-tom, EcoPaintJet, carros com duas cores, bicolor, automação.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência