Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
VWCO celebra um ano de testes de caminhão elétrico e-Delivery na Ambev

Tecnologia | 21/08/2019 | 18h45

VWCO celebra um ano de testes de caminhão elétrico e-Delivery na Ambev

Modelo percorreu mais de 15 mil quilômetros, deixando de consumir 3,3 mil litros de diesel

REDAÇÃO AB

Um ano após o anúncio da parceria com a Cervejaria Ambev para o fornecimento de 1,6 mil caminhões elétricos, a Volkswagen Caminhões e Ônibus celebra os resultados obtidos com os testes do caminhão elétrico e-Delivery em condições reais de operação. Neste período, foram percorridos mais de 15 mil quilômetros, deixando de soltar 11 toneladas de CO2 na atmosfera em comparação a um modelo equivalente com motor a combustão. Da mesma forma, o caminhão movido a bateria deixou de consumir mais de 3,3 mil litros de diesel.

Para os testes, foram utilizadas duas versões: um e-Delivery 4x2 de 11 toneladas de PBT, que rodou por 30 dias, e seu substituto versão 6x2 com 13 toneladas de PBT, que continua em testes e realizando entregas de bebidas em São Paulo.

“Os resultados dessa primeira etapa de testes em condições reais de distribuição numa metrópole como São Paulo superaram as nossas expectativas e provaram que a tecnologia da VW Caminhões e Ônibus está na rota de desenvolvimento mundial e, mais do que isso, de viabilidade da aplicação elétrica junto com a Cervejaria Ambev. Graças à nossa parceria, que já dura mais de vinte anos, fomos os primeiros a desenvolver veículos vocacionais para distribuição de bebidas. E agora, mais uma vez, saímos juntos na frente, tornando a era elétrica uma realidade”, afirma o presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus, Roberto Cortes.



A tecnologia empregada no e-Delivery permite que 43% da energia utilizada pelo caminhão vem do próprio sistema regenerativo de freios do veículo. Durante os testes, o caminhão é abastecido com energia limpa em um ponto de recarga sustentado com painéis solares instalados no centro de distribuição da Ambev, no bairro da Mooca, capita paulista (veja vídeo abaixo). A Ambev prevê a inauguração de 30 plantas solares pelo Brasil até março de 2020: elas vão produzir eletricidade o suficiente para abastecer 100% dos 94 centros de distribuição da companhia pelo País. Com isso, 100% dos caminhões elétricos serão alimentados por energia renovável quando a frota estiver completa.

A parceria da VW Caminhões e Ônibus com a Ambev inclui testes e a venda de 1,6 mil caminhões elétricos até 2023, o que corresponde a 35% da frota da distribuidora de bebidas. Além disso, as empresas cooperam entre si para a criação de um modelo de negócio a fim de viabilizar o uso da propulsão elétrica, gerando uma rede de sustentabilidade para o mercado logístico global.



Tags: VWCO, Volkswagen Caminhões e Ônibus, caminhão elétrico, e-Delivery, Ambev.

Comentários

  • Eduardomiranda Rolim

    Nacomparação entre o veículo elétrico e combustão, gostaria de entender como um veículo com motor diesel rodando 15mil quilômetros e consumindo 3.3mil litros pode soltar 11 toneladas de CO2. Está correto isso? Tem mais CO2 do que diesel.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência