Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Líder desde 2015, hatch Onix muda de geração
Segunda geração utiliza apenas motores 1.0 de três cilindros, com ou sem turbo. Preços começam em R$ 48.490

Lançamentos | 15/09/2019 | 17h20

Líder desde 2015, hatch Onix muda de geração

Após mais de 1,13 milhão de unidades vendidas, novo carro torna-se projeto mundial e quer manter a ponta

MÁRIO CURCIO, AB | De Porto Alegre (RS)

A General Motors revelou detalhes e preços da nova geração do Onix, o carro mais vendido do País desde o ano de 2015. O modelo tem preço inicial de R$ 48.490. Ele passa a utilizar novos motores 1.0 de três cilindros fabricados pela montadora em Joinville (SC), os mesmos do sedã Onix Plus. A versão aspirada produz 82 cavalos. Com turbo são 116 cv. As transmissões manuais e automáticas (ambas de seis marchas) não foram trocadas.

O hatch chega às concessionárias em novembro, quando a montadora vai revelar todas as dimensões e outros detalhes técnicos. Os preços das versões LT 1.0 turbo (R$ 57.590) e LTZ 1.0 turbo (R$ 60.690) são os mesmos sugeridos para os LT 1.4 e LTZ 1.4 da primeira geração.

O projeto é global e foi criado sobretudo pelas equipes de Estados Unidos, China e Brasil. Durante a cerimônia de lançamento eram visíveis os sentimentos de orgulho e também de alívio entre os funcionários de engenharia e marketing da General Motors, já que parte do desenvolvimento do carro ocorreu em um período de instabilidade econômica, incertezas e demissões. Esse tempo começa a ficar para trás.


Nova geração foi desenvolvida por equipes dos EUA, China e Brasil. Carroceria recebeu mais aços de alta resistência e 6 airbags. Desenho bem resolvido agradou à maioria

“A cada dia saem 1,3 mil carros de Gravataí (RS). Desde 2012 foram vendidos no País 1,13 milhão de Onix no País. Ele ocupa o primeiro lugar há 47 meses consecutivos”, recorda o diretor executivo de marketing da GM para a América do Sul, Hermann Mahnke.



Em 2013, primeiro ano completo de vendas do Onix, ele foi o sétimo carro mais vendido, atrás do Fiat Siena (6º), VW Fox (5º), Ford Fiesta (4º), Fiat Palio (3º), Fiat Uno (2º) e VW Gol (1º). Em 2014 o hatch da Chevrolet atropelou mais da metade desses veteranos e terminou o ano em terceiro, mas ainda faltava superar o VW Gol e também o Palio. É importante ressaltar que naquele mesmo ano o Palio tomou do Gol uma liderança que havia durado 27 anos. Já era um forte indício de que a preferência do consumidor tinha mudado.

Em 2015 o Onix assumiu a ponta, seguido por Hyundai HB20 e Ford Ka. O bom desempenho do Chevrolet e também do sedã Prisma deram à General Motors a liderança no ranking de automóveis naquele ano, superando a Fiat. E desde 2018 as vendas do Onix são maiores que a soma de HB20 e Ka, segundo e terceiro colocados. É uma diferença tão grande que não admitiria vacilos na nova geração.

A General Motors manteve a aposta na tecnologia para atrair os compradores, assim como fez na primeira geração, quando adotou uma central multimídia enquanto concorrentes ainda ofereciam toca-CDs. Agora a empresa usa o Wi Fi para cativar os consumidores. O item está disponível como opcional na versão LT 1.0 aspirada e é equipamento de série a partir do LT 1.0 turbo. A central multimídia agora usa tela central flutuante de sete polegadas no centro do painel.

O carregador de celular sem fio também é opcional no 1.0 LT e item de série no 1.0 LT turbo. Para a versão topo de linha Premier é possível adquirir como opcionais o alerta de ponto cego e o assistente de estacionamento automático, itens comuns apenas em carros acima de R$ 100 mil.

Embora a General Motors não tenha revelado o comprimento ou outras medidas, já se sabe que a largura do carro aumentou 4,1 centímetros e passou a 1,75 metros. A distância entre eixos também foi ampliada. No Onix Plus (sedã) ela passou de 2,53 para 2,60 metros. No novo hatch ela também foi ampliada, mas ficou abaixo dos 2,60 m, segundo uma fonte na GM. O comprimento teria subido para algo próximo a 4,10 m (o antigo tem 3,93 m) e o porta-malas, para cerca de 300 litros (antes, 280 l).

A nova carroceria recebe como itens de série seis airbags, controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e maior quantidade de aços de alta resistência como forma de aumentar sua segurança. A versão sedã, já testada no Latin NCap, obteve cinco estrelas. Tudo indica que o hatch também terá nota máxima quando avaliado.


Bancos dianteiros do Onix são inteiriços e recebem revestimento bicolor na versão Premier. Carroceria oferece mais espaço. Partida sem chave é disponível a partir do 1.0 LT. Central multimídia agora usa tela flutuante de sete polegadas

Veja abaixo as versões e principais equipamentos do novo Onix:


1.0 – R$ 48.490. Principais itens de série: 6 airbags, assistente de partida em rampa, controles eletrônicos de tração e estabilidade, entradas USB dianteira e traseira e rádio.

LT 1.0 – R$ 51.590. Principais itens de série: 6 airbags, assistente de partida em rampa, controles eletrônicos de tração e estabilidade, entradas USB dianteira e traseira e My Lynk. Opcionais: abertura da porta e partida do motor sem chave, acendimento automático dos faróis, câmera de ré, carregador sem fio, On Star, Wi Fi, faróis de neblina e rodas de liga leve de 15 polegadas. Completo: R$ 55.590.

1.0 turbo automático – R$ 55.590. Principais itens de série: 6 airbags, assistente de partida em rampa, controles eletrônicos de tração e estabilidade, entradas USB dianteira e traseira e rádio.

LT 1.0 turbo – R$ 57.590. Principais itens de série: faróis de neblina, rodas de liga leve de 15 polegadas, On Star e Wi Fi.

LT 1.0 turbo automático – R$ 62.890. Principais itens de série: os mesmos do carro manual, mais controlador automático de velocidade e volante revestido de couro.

LTZ 1.0 turbo – R$ 60.690. Principais itens de série: abertura de porta e partida do motor sem chave, acendimento automático dos faróis, câmera de ré e carregador sem fio.

LTZ 1.0 turbo automático – R$ 66.290. Principais itens de série: os mesmos do carro manual, mais controlador automático de velocidade e volante revestido de couro.

Premier 1.0 turbo automático – R$ 69.990. Principais itens de série: rodas de liga leve de 16 polegadas, faróis do tipo projetor, luzes de posição e lanternas de LED, mais bancos com revestimento misto (couro e tecido). Opcionais: alerta de ponto cego, ar-condicionado digital, assistente de estacionamento automático, bancos de couro, interior preto e caramelo ou preto e cinza. Completo: R$ 72.990.



Tags: GM, General Motors, Hermann Mahnke, Chevrolet, Onix, Onix Plus, Gravataí, VW, Gol, Fox, Fiat, Uno, Palio, Ford, Fiesta, Ka, Hyundai, HB20.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência