Luciene Lopes Sanfilippo, diretora da Lear Corporation, assina os Princípios de Empoderamento Feminino com Maristella Iannuzzi, consultora da ONU Mulheres
Estratégia
|
23/09/2019
|
20h15
Lear Corporation assina compromisso com ONU Mulheres na Rede AB Diversidade
Companhia torna-se signatária dos WEPs, Princípios de Empoderamento das Mulheres
GIOVANNA RIATO, AB
A Lear Corporation, fabricante de bancos e sistemas eletrônicos para a indústria automotiva, é a mais nova signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres – os WEPs, Women's Empowerment Principles, da ONU Mulheres. A iniciativa, que tem o objetivo de fomentar o comprometimento do setor privado com a equidade de gênero e o desenvolvimento econômico feminino, agora conta com o engajamento da organização.
- Inscreva-se para o Fórum AB Diversidade no Setor Automotivo
A assinatura do documento aconteceu no sexto encontro da Rede AB Diversidade, na segunda-feira, 23. O projeto de Automotive Business em parceria com a MHD Consultoria nasceu para agregar, catalisar e apoiar a diversidade estrutural e a inovação inclusiva no setor automotivo. Com 30 empresas-membro e o apoio da ONU Mulheres, a iniciativa tem entre suas metas incentivar a adesão das empresas do segmento aos WEPs.
A assinatura dos Princípios de Empoderamento das Mulheres prevê o comprometimento da organização com sete aspectos essenciais:
- Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero;
- Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação;
- Garantir saúde, segurança e bem-estar a todas as mulheres e homens que trabalham na empresa;
- Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres;
- Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento através das cadeias de suprimentos e marketing;
- Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social;
- Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.
Poucas empresas automotiva são signatárias do documento. Em 2018, motivada pelo projeto Presença Feminina no Setor Automotivo, a Valeo assinou o compromisso. Agora a Lear Corporation é a primeira a fazer isso com em parceria com a Rede AB Diversidade, em um movimento capaz de incentivar toda a cadeia automotiva. A fabricante de sistemas e componentes desenvolve iniciativas para chegar mais perto da equidade de gênero há mais de três anos. Há um, com a chegada de Luciene Lopes Sanfilippo como diretora de recursos humanos, a organização fez movimentos mais ambiciosos para fomentar a diversidade e a inclusão.
“Mudamos o modelo de atuação por comitês e grupos de afinidade. Hoje trabalhamos como uma rede dentro da commpanhia e contamos com mais de 660 pessoas engajadas no tema em diversas frentes: gênero, etnia, LGBT e pessoas com deficiência”, conta a executiva. Ela diz que há uma série de bons resultados já colhidos até aqui, mas admite que há trabalho a ser feito – e a assinatura dos WEPs devem ajudar nesta construção, diz:
“Estamos fazendo um trabalho grande dentro de casa, mas é importante ter uma base de comparação e entender o que há de melhor no mundo. Ter uma boa referência te incentiva a querer cada vez mais”, conta.
|
Ao assinar o documento, a organização entra para o seleto grupo de empresas no Brasil comprometidas com os princípios da ONU Mulheres. Com isso, Luciene diz que a operação local torna-se benchmark para a companhia no mundo, já que nenhuma outra subsidiária fez o mesmo movimento.
No curto prazo, além do efeito de conscientização que o compromisso com os WEPs terá entre os colaboradores, um dos primeiros resultados deve ser o desenho de uma política interna de diversidade e inclusão da Lear Corporation no Brasil. A executiva quer aproveitar o conhecimento da ONU Mulheres para construir o documento interno com o apoio da entidade.
O OBJETIVO É TORNAR O SETOR AUTOMOTIVO UM DOS MAIORES SIGNATÁRIOS DOS WEPS |
Paula Braga, diretora executiva de Automotive Business e uma das líderes da Rede AB Diversidade, comemora a assinatura do compromisso da companhia com a ONU Mulheres e o efeito positivo que a iniciativa tende a gerar no setor automotivo. Ela aponta, ainda, que o objetivo é seguir fomentando o engajamento das organizações do segmento com a equidade de gênero e o empoderamento feminino:
“O Brasil soma apenas 244 empresas signatárias do compromisso com a ONU Mulheres. É um número ainda tímido. Vamos trabalhar para ampliar o máximo possível e tornar o setor automotivo um dos maiores signatários. Diversidade é um valor humano, social e de negócios”, afirma.
|
Dentro desta estratégia, mais organizações vão assinar o documento no dia 1º de novembro durante o Fórum AB Diversidade no Setor Automotivo. O evento marca a conclusão do primeiro ano da Rede Automotive Business, com o lançamento de uma cartilha de boas práticas para as empresas. O evento será palco ainda para a apresentação dos resultados de exclusiva pesquisa sobre o tema e para a entrega do prêmio AB Diversidade.
As inscrições estão abertas aqui.

Time da Rede AB Diversidade, ONU Mulheres e Lear Corporation comemoram assinatura dos Princípios de Empoderamento das Mulheres
Tags: Rede AB Diversidade, ONU Mulheres, Lear Corporation, empoderamento feminino, equidade de gênero, diversidade, inovação, negócios.