Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Lear Corporation assina compromisso com ONU Mulheres na Rede AB Diversidade
Luciene Lopes Sanfilippo, diretora da Lear Corporation, assina os Princípios de Empoderamento Feminino com Maristella Iannuzzi, consultora da ONU Mulheres

Estratégia | 23/09/2019 | 20h15

Lear Corporation assina compromisso com ONU Mulheres na Rede AB Diversidade

Companhia torna-se signatária dos WEPs, Princípios de Empoderamento das Mulheres

GIOVANNA RIATO, AB

A Lear Corporation, fabricante de bancos e sistemas eletrônicos para a indústria automotiva, é a mais nova signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres – os WEPs, Women's Empowerment Principles, da ONU Mulheres. A iniciativa, que tem o objetivo de fomentar o comprometimento do setor privado com a equidade de gênero e o desenvolvimento econômico feminino, agora conta com o engajamento da organização.



- Inscreva-se para o Fórum AB Diversidade no Setor Automotivo



A assinatura do documento aconteceu no sexto encontro da Rede AB Diversidade, na segunda-feira, 23. O projeto de Automotive Business em parceria com a MHD Consultoria nasceu para agregar, catalisar e apoiar a diversidade estrutural e a inovação inclusiva no setor automotivo. Com 30 empresas-membro e o apoio da ONU Mulheres, a iniciativa tem entre suas metas incentivar a adesão das empresas do segmento aos WEPs.

A assinatura dos Princípios de Empoderamento das Mulheres prevê o comprometimento da organização com sete aspectos essenciais:

- Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero;
- Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação;
- Garantir saúde, segurança e bem-estar a todas as mulheres e homens que trabalham na empresa;
- Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres;
- Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento através das cadeias de suprimentos e marketing;
- Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social;
- Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.

POR QUE ASSINAR OS WEPS


Poucas empresas automotiva são signatárias do documento. Em 2018, motivada pelo projeto Presença Feminina no Setor Automotivo, a Valeo assinou o compromisso. Agora a Lear Corporation é a primeira a fazer isso com em parceria com a Rede AB Diversidade, em um movimento capaz de incentivar toda a cadeia automotiva. A fabricante de sistemas e componentes desenvolve iniciativas para chegar mais perto da equidade de gênero há mais de três anos. Há um, com a chegada de Luciene Lopes Sanfilippo como diretora de recursos humanos, a organização fez movimentos mais ambiciosos para fomentar a diversidade e a inclusão.

“Mudamos o modelo de atuação por comitês e grupos de afinidade. Hoje trabalhamos como uma rede dentro da commpanhia e contamos com mais de 660 pessoas engajadas no tema em diversas frentes: gênero, etnia, LGBT e pessoas com deficiência”, conta a executiva. Ela diz que há uma série de bons resultados já colhidos até aqui, mas admite que há trabalho a ser feito – e a assinatura dos WEPs devem ajudar nesta construção, diz:

“Estamos fazendo um trabalho grande dentro de casa, mas é importante ter uma base de comparação e entender o que há de melhor no mundo. Ter uma boa referência te incentiva a querer cada vez mais”, conta.



Ao assinar o documento, a organização entra para o seleto grupo de empresas no Brasil comprometidas com os princípios da ONU Mulheres. Com isso, Luciene diz que a operação local torna-se benchmark para a companhia no mundo, já que nenhuma outra subsidiária fez o mesmo movimento.

No curto prazo, além do efeito de conscientização que o compromisso com os WEPs terá entre os colaboradores, um dos primeiros resultados deve ser o desenho de uma política interna de diversidade e inclusão da Lear Corporation no Brasil. A executiva quer aproveitar o conhecimento da ONU Mulheres para construir o documento interno com o apoio da entidade.

O OBJETIVO É TORNAR O SETOR AUTOMOTIVO UM DOS MAIORES SIGNATÁRIOS DOS WEPS


Paula Braga, diretora executiva de Automotive Business e uma das líderes da Rede AB Diversidade, comemora a assinatura do compromisso da companhia com a ONU Mulheres e o efeito positivo que a iniciativa tende a gerar no setor automotivo. Ela aponta, ainda, que o objetivo é seguir fomentando o engajamento das organizações do segmento com a equidade de gênero e o empoderamento feminino:

“O Brasil soma apenas 244 empresas signatárias do compromisso com a ONU Mulheres. É um número ainda tímido. Vamos trabalhar para ampliar o máximo possível e tornar o setor automotivo um dos maiores signatários. Diversidade é um valor humano, social e de negócios”, afirma.



Dentro desta estratégia, mais organizações vão assinar o documento no dia 1º de novembro durante o Fórum AB Diversidade no Setor Automotivo. O evento marca a conclusão do primeiro ano da Rede Automotive Business, com o lançamento de uma cartilha de boas práticas para as empresas. O evento será palco ainda para a apresentação dos resultados de exclusiva pesquisa sobre o tema e para a entrega do prêmio AB Diversidade.

As inscrições estão abertas aqui.


Time da Rede AB Diversidade, ONU Mulheres e Lear Corporation comemoram assinatura dos Princípios de Empoderamento das Mulheres



Tags: Rede AB Diversidade, ONU Mulheres, Lear Corporation, empoderamento feminino, equidade de gênero, diversidade, inovação, negócios.

Comentários

  • MileneBarbosa da Penha

    Achouma conquista imensurável,ver grandes empresas se posicionando a respeito dessa causa,nos provoca uma grande alegria e esperança no amanhã,simboliza mais respeito e reconhecimento do papel da mulher,equidadede de gênero,diversidade.Empoderar é a palavra de ordem!Viva!????????????????????????????????

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência