Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Eletra lança ônibus elétrico híbrido DualBus

Lançamentos | 24/09/2019 | 18h00

Eletra lança ônibus elétrico híbrido DualBus

Veículo pode rodar 25 km com tração elétrica; tem chassi Volksbus, carroceria Marcopolo, baterias Moura e motor elétrico Weg

REDAÇÃO AB

A Eletra lançou seu novo ônibus elétrico híbrido DualBus, com tração elétrica e motor a combustão que funciona como gerador para alimentar as baterias. O veículo foi apresentado na terça-feira, 24, na Arena ANTP – Congresso Brasileiro de Mobilidade Urbana, evento promovido no Transamérica Expo Center, em São Paulo. O projeto com tecnologia e fornecedores nacionais foi desenvolvido com financiamento da Desenvolve SP, agência de fomento do Estado de São Paulo.

Segundo a Eletra, o DualBus foi projetado para o transporte público urbano de grandes cidades na América Latina, prevendo limites de emissões cada vez mais apertados – no município de São Paulo, por exemplo, a legislação estabelece que veículos de transporte público devem a reduzir emissões de CO2 em 50% nos próximos 10 anos e 100% em 20 anos. O ônibus híbrido pode rodar até 25 km somente modo 100% elétrico, sem emitir gases. O motor-gerador, a diesel ou biocombustível, pode ser desligado manualmente pelo motorista ou automaticamente quando o GPS detecta que o veículo entra em zona de maior restrição.

A Eletra reuniu vários fornecedores nacionais para desenvolver o DualBus. O ônibus de 15 metros de comprimento foi montado sobre chassi Volksbus 18.280 6x2 OT LE com carroceria Torino Low Entry da Marcopolo, para 101 passageiros, 40 sentados e 61 em pé. As baterias são fornecidas pela Moura, o motor elétrico pela Weg e diversos componentes pela Xalt.

A tração elétrica do DualBus é alimentada pelo banco de baterias e motor-gerador, que podem operar em modo conjunto ou independente. O motor é ligado para recarregar as baterias e o veículo também tem frenagem regenerativa para ajudar na recarga.



Tags: Eletra, DualBus, lançamento, ônibus elétrico híbrido, Marcopolo, Volksbus, Moura, Web, eletromobilidade, Arena ANTP.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência