Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Volvo traz o caminhão mais rápido do mundo à Fenatran
Caminhão montado sobre um Volvo FH é detentor de recordes em acelerações de zero a 500 e zero a 1.000 metros

Marketing | 26/09/2019 | 16h30

Volvo traz o caminhão mais rápido do mundo à Fenatran

Iron Knight é detentor de dois recordes mundiais com seu motor de 2,4 mil cavalos

REDAÇÃO AB

Se você não tivesse lido a manchete acima e alguém dissesse que a Volvo trouxe um veículo capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 4,6 segundos, com certeza viria à sua mente um cupê esportivo. Assim é o Iron Knight (Cavaleiro de Ferro), caminhão mais rápido do mundo, que estará na Fenatran (de 14 a 18 de outubro no São Paulo Expo) com seus 2,4 mil cavalos.

O Iron Knight é detentor de dois recordes mundiais para caminhões. Percorreu a distância de zero a 1.000 metros em 21,14 segundos. Nessa mesma prova ele também bateu o recorde mundial de zero a 500 metros, atingidos em 13,67 segundos. A velocidade máxima chegou a 276 km/h.

Segundo a Volvo, o Iron Knight foi construído sobre a base mecânica do Volvo FH. Usa a mesma transmissão I-shift e tem motor com os mesmos componentes internos que equipam os caminhões de produção regular, mas preparado para atingir potência quase cinco vezes maior.

O piloto do caminhão, Boije Ovebrink, tem mais de 30 anos de experiência em provas de velocidade. Foi o vencedor do campeonato europeu de corridas de caminhão em 1994 e nos anos mais recentes se dedicou à quebra de recordes de velocidade com veículos pesados. Antes da conquista com o Iron Knight (2016), Ovebrink já havia quebrado outros recordes em caminhões Volvo, com o Wild Viking (2007) e o Mean Green (2010). O piloto participará de sessões de autógrafos durante a Fenatran.



Tags: Volvo, Iron Knight, FH, Boije Ovebrink.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência