Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Mercedes-Benz estima crescimento de 15% no mercado de vans em 2020
Jefferson Ferrarez, diretor de vendas e marketing para o negócio vans na Mercedes-Benz

Mercado | 27/09/2019 | 13h41

Mercedes-Benz estima crescimento de 15% no mercado de vans em 2020

Com 36% de participação, montadora prevê alta de 55% este ano, com 31 mil unidades

SUELI REIS, AB | De Curitiba (PR)

Após encolher ao longo do período da crise, o mercado de vans e utilitários leves volta a respirar e deve encerrar 2019 com um crescimento de 55% com relação ao ano passado, para um total de 31 mil unidades, de acordo com estimativa da Mercedes-Benz, que aposta em curva ascendente do crescimento também para 2020, quando espera um volume 15% maior.

O segmento começou sua recuperação ainda em 2017 mas de forma mais sólida no ano passado, quando se tornou necessária a substituição dos veículos mais velhos. Neste ano, a soma dessas substituições com a formação de novas frotas vem consolidando os bons números do mercado até agora.

Segundo o diretor de vendas do negócio Sprinter, Jefferson Ferrarez, alguns nichos de mercado vêm demandando de forma mais forte, como turismo e fretamento, que estavam estagnados há poucos anos.

“É um setor que está consumindo todo o nosso estoque e ainda faz fila de espera”, afirma. Também houve alta nas entregas de ambulâncias, graças a uma licitação que ocorreu em 2018 e cujos alguns emplacamentos têm sido feitos ao longo deste ano. Na categoria de chassi-cabine, as restrições de circulação em centros urbanos também têm ajudado a elevar as vendas, uma vez que transportadores passam a optar por veículos de carga menores para as entregas urbanas.

Com isso, as categorias de vans de passageiro e furgão têm maior participação no mercado, com 40% cada, enquanto chassi-cabine representa 20% do total emplacado no País atualmente. Segundo o executivo, os números dentro da Mercedes são semelhantes: em vans de passageiros, a Sprinter tem mais de 48% de participação, 33% em furgões e quase 20% nos chassis com cabine. Entre as versões que mais vendem, a van de 4 toneladas é a que mais demanda pedidos (ela é disponível nas opções de 4 e 5 toneladas de PBT) enquanto nos modelos de carga, a versão de 3,5 toneladas é a preferida dos clientes.

“Essa escolha pelo utilitário de 3,5 toneladas também reflete a facilidade que o veículo oferece ao poder ser conduzido por motoristas com habilitação da categoria B, bem mais comum e por isso não necessita de profissionais que possuam licença para dirigir outras categorias de caminhões”, comenta Ferrarez.

Os números da empresa comprovam o bom momento: entre janeiro e agosto deste ano, as vendas somam pouco mais de 7,1 mil unidades, crescimento de 58% com relação ao volume de igual período do ano passado, o que confere a liderança da marca no segmento, com 36% de participação.

É neste cenário que a Mercedes-Benz aproveita para lançar a nova geração da linha Sprinter, que chega aos mercados da América do Sul pouco mais de um ano após seu lançamento na Europa, onde foi apresentada durante a edição do IAA Hannover, na Alemanha, em 2018.

Com isso, a montadora consolida sua estratégia de oferecer o mesmo veículo em diferentes regiões do mundo: o modelo, que será apresentado durante a Fenatran, entre 14 e 18 do próximo mês, é o mesmo que já roda nos mercados europeu e nos Estados Unidos, entre outros.

A nova linha está mais equipada e foi totalmente reformulada com um pacote completo de itens de série em todas as versões. Com 60 opções possíveis de configuração, as vendas começam ainda este ano, enquanto a linha atual que está no mercado será descontinuada já em outubro. Fabricada na planta da Mercedes na região metropolitana de Buenos Aires, na Argentina, a qual a empresa investiu US$ 100 milhões na modernização, a nova Sprinter terá seu preço revelado também na Fenatran.



Tags: Mercedes-Benz, mercado, vendas, vans, Sprinter, furgão, chassi-cabine, Fenatran.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência