Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Volkswagen enfrenta processo coletivo pelo dieselgate

Meio Ambiente | 30/09/2019 | 12h50

Volkswagen enfrenta processo coletivo pelo dieselgate

Julgamento iniciado na Alemanha pode durar 4 anos; mais de 450 mil querem indenização

REDAÇÃO AB

Teve início na segunda-feira, 30, na Alemanha, um importante julgamento em que a Volkswagen é ré por causa do dieselgate. Mais de 450 mil alemães moveram ação coletiva contra a montadora. Eles se sentem prejudicados pela compra de carros que poluíam mais que o informado pela Volkswagen, que já pagou € 30 bilhões em multas, compensações e custos relacionados ao problema.

O julgamento teve início no Tribunal Alemão de Brunswick e pode durar quatro anos. Os reclamantes formaram uma associação, a VZBV, que acusa a Volkswagen de ter prejudicado deliberadamente os consumidores. Além da ação coletiva há ao menos outras 60 mil ações individuais.

O escândalo dieselgate estourou em setembro 2015, quando a agência ambiental americana EPA descobriu que os Volkswagen Jetta, Beetle/Fusca e Golf de 2009 a 2014, o Passat 2014 e 2015 e os Audi A3 de 2009 a 2015 movidos a diesel vendidos nos Estados Unidos emitiam até 40 vezes mais óxido de nitrogênio (Nox) que o informado.

Esses carros conseguiam burlar a fiscalização por causa de um software instalado em seus motores. Esse dispositivo era capaz de “perceber” quando o veículo era plugado num analisador eletrônico e reduzia momentaneamente as emissões, mascarando os níveis reais. O software foi fornecido pela Bosch, multada este ano em € 90 milhões por envolvimento no escândalo.

Em 2015, no mesmo mês em que o escândalo foi descoberto, o então CEO do Grupo Volkswagen, Martin Winterkorn, renunciou ao cargo. Em 2016, como uma forma de “mea culpa”, a Volkswagen deu início a uma importante ofensiva em veículos elétricos. Também como consequência, a utilização de versões a diesel em novos automóveis (de todos os fabricantes) entrou em declínio.



Tags: Volkswagen, VW, dieselgate, Golf, Jetta, Beetle, Fusca, Passat, Audi, A3.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência