Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Randon mostra na Fenatran novo eixo de tração elétrica e-Sys com redução de consumo em até 25%
Randon traz à Fenatran carreta Hybrid R equipada com eixo de tração elétrica auxiliar desenvolvido pela Suspensys

Tecnologia | 14/10/2019 | 18h17

Randon mostra na Fenatran novo eixo de tração elétrica e-Sys com redução de consumo em até 25%

Produto Suspensys está em fase de testes de durabilidade e chega ao mercado até 2021

SUELI REIS, AB



As Empresas Randon aproveitam a Fenatran 2019 para reforçar sua ofensiva tecnológica para o setor de transporte de carga e apresenta entre diversas inovações seu primeiro módulo de tração elétrica e-Sys, produto que está sendo desenvolvido pela Suspensys, fabricante de eixos da companhia. Totalmente desenvolvido no Brasil pelo Centro Tecnológico Randon (CTR) o sistema equipa a nova carreta Randon Hybrid R: um conjunto eletromecânico formado por uma unidade de controle eletrônico (ECU, na sigla em inglês), bateria, inversor e motor elétrico da Weg acoplado a um eixo desenvolvido exclusivamente para este fim. O conceito utiliza um software, também desenvolvido localmente, que gerencia todo o sistema automaticamente e possui ainda recuperação de energia gerada durante a frenagem e descidas, capacitando a carreta a ajudar o caminhão em aclives.

De acordo com o vice-presidente e COO da divisão de autopeças das Empresas Randon, Sérgio Carvalho, dependendo da aplicação, da condição de carga e da estrada, a economia de combustível pode chegar até a 25%, além de auxiliar no menor desgaste dos componentes.

“Esta inovação reduz o TCO [custo total de operação] com economia no consumo de combustível e menor tempo nas viagens. Ao mesmo tempo em que aumenta a segurança, com adição do sistema de regeneração de frenagem, e auxilia na redução das emissões”, afirma Carvalho.

EM FASE DE TESTES


O e-Sys ainda está em fase de testes de durabilidade, após passar por avaliação de funcionamento de todo o sistema. A expectativa da Randon é de que os testes finais se concretizem até o ano que vem e que o produto esteja disponível para produção e vendas no mercado brasileiro no fim de 2020 ou nos primeiros meses de 2021.

Durante as avaliações já realizadas, o sistema se mostrou bastante eficaz. Dados da empresa mostram que em um trajeto comum, o consumo de combustível diesel oscilou entre 34 a 37 litros/hora. Com o sistema acionado, o consumo caiu para o equivalente entre 16 e 19L/h, dependendo das rotas de condições de uso e carga.

O algoritmo do sistema controla toda a sua atuação, ligando e desligando automaticamente e decidindo de forma autônoma quando é a hora necessária de utilizar a tração elétrica auxiliar, além de definir os momentos de carregar a bateria. Segundo o sistema pode adicionar algo em torno de 200 cv a mais de capacidade e força de tração ao cavalo mecânico.

“O algoritmo foi especialmente desenvolvido pela própria Suspensys, com o apoio de parceiros, para maximizar a redução de combustível e, acima de tudo, garantir a máxima segurança do conjunto”, destaca o diretor da Suspensys, Esdânio Pereira.



Tags: Randon, tração elétrica, Fenatran, Fenatran 2019, Hybrid R, carreta, implementos, Empresas Randon.

Comentários

  • AngeloRodrigues Goldoni

    ParabénsRandon!!! Mostrando a força da Engenharia Brasileira.

  • manoelluciano neto

    Parabensa random por este belicimo projeto, trabalhei mais de 40 anos com carretas random e nunca passei trabalho ,pois e um produto muito bom ,apezar de ja estar aposentado ,mais gostaria de ver este ,produto no mercado. quem sabe ainda fazer uma viajem com uma carreta desas

  • AmiltonRafael Ferreira

    Muitobem vindo esse sistema só faltou informarem o custo. Vale aqui ressaltar que: Mesmo que acabe não compensando no começo ainda sim é bem vindo haja visto que com a maturação da tecnologia e outros concorrentes desenvolvendo os seus no longo prazo vai acabar ficando bem barato. A Randon está de parabéns pela ideia

  • EduardoFilho

    Randon,sempre Randon, um dos melhores fabricantes de Implementos do Mundo, sempre dando oportunidades aos usúarios e consumidores final a opinar na construção de novos projetos nos que sempre melhoram e ajudam o nosso dia - dia... parabéns Randon...

  • Nilsonapribeiro uh

    Parabénsfamília randon por mais este projeto esperamos q o susseco seja absluto

  • LuizNitsch

    Muitointrressante. Mas toda nova tecnologia pasa pelo Caixa. Quanto custsria??

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência