Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Noma apresenta sistemas de segurança e carreta para biomassa
Smart Floor reduz em seis vezes o tempo de descarga de itens como cavacos de madeira, carvão vegetal e bagaço de cana

Comerciais | 14/10/2019 | 21h40

Noma apresenta sistemas de segurança e carreta para biomassa

Empresa lança itens de sinalização e monitoramento de pressão dos pneus, além de implemento com descarga rápida

WILSON TOUME, PARA AB



A Noma, fabricante de implementos sediada no Paraná, está apresentando na Fenatran 2019, de 14 a 18 de outubro no São Paulo Expo, duas novidades ligadas à segurança viária: o sistema Safe Light e um conjunto de sensores de pressão e temperatura dos pneus, exclusivo para o implemento. Outra atração é a carreta Smart Floor, que proporciona operações de descarga de biomassa (carvão vegetal e bagaço de cana, por exemplo) em até três minutos, seis vezes mais rápido do que com implementos similares.

O Safe Light é formado por um conjunto de luzes de LED que contribui para a segurança viária, pois inclui luzes laterais repetidoras das setas que melhoram a sinalização, principalmente nas mudanças de faixa. As lanternas – também de LED – são mais eficientes, econômicas e ainda contam com luzes de ré com maior intensidade, que iluminam a traseira do veículo nas manobras.

Outra inovação em termos de segurança apresentada pela Noma na Fenatran é o sistema de monitoramento de pressão e de temperatura dos pneus exclusivo para o implemento, independentemente do cavalo mecânico. Esse equipamento, que estará disponível como opcional para toda a linha de produtos da marca a partir do próximo ano, vai permitir que os pneus da carreta sejam monitorados por meio de um aplicativo de celular, permitindo que tanto o frotista como o motorista possam intervir assim que qualquer anomalia em um dos pneus for detectada. Além do aplicativo, a carreta com o sistema emite avisos luminoso e sonoro, que também alertam o motorista sobre a falha.

Já a carreta Smart Floor é direcionada para o transporte de cargas como cavacos de madeira, carvão vegetal e bagaço de cana de açúcar. Apresenta como principal vantagem a rapidez nas operações de descarga. Por meio de um sistema de abertura lateral patenteado pela Noma, ela permite que a carga seja totalmente liberada apenas com o uso da gravidade em até três minutos (dependendo da carga), o que corresponde ao ganho de até seis vezes se comparado ao processo realizado com implementos similares. “A tecnologia age em sincronia com um método prático e descomplicado, por meio de acionamento por controle remoto. É uma quebra de paradigma no transporte de biomassa e produtos similares”, afirma Josué Araújo, gerente de engenharia da Noma.



Tags: Fenatran 2019, Noma, transporte, implementos, indústria, evento, SP Expo.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência