Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Meritor lança eixo elétrico 14Xe na Fenatran
Meritor estreia nova marca global Blue Horizon no Brasil com o primeiro produto: eixo elétrico 14Xe

Tecnologia | 14/10/2019 | 22h14

Meritor lança eixo elétrico 14Xe na Fenatran

Produto é o primeiro da nova marca global Blue Horizon para o desenvolvimento de novas tecnologias

SUELI REIS, AB



Otimista com a retomada do mercado brasileiro de caminhões, a Meritor lança na Fenatran 2019 seu eixo elétrico 14Xe, primeiro produto desenvolvido pela nova marca global Blue Horizon, unidade de negócio recém-criada e exclusivamente dedicada ao desenvolvimento de novas tecnologias globais para a mobilidade. Um modelo de caminhão foi montado com o novo eixo na sede da empresa, no Michigan (EUA), onde está sendo testado, e está em exposição durante o evento, que acontece até a sexta-feira, 18, no São Paulo Expo.

O eixo conta com um motor elétrico central de duas velocidades e é integrado ao eixo diferencial trativo, o que libera espaço para a bateria, inversores e demais hardwares necessários ao tipo de motorização para veículos elétricos. O produto utiliza a carcaça de um modelo convencional, possibilitando fácil integração com o veículo. Desenvolvido para equipar caminhões médios, a partir de 16 toneladas de PBT, o 14Xe foi desenvolvido para as versões 4x2, com capacidade de carga de 9 a 26 toneladas e 6x4 com capacidade de 26 a 40 toneladas. Possui três faixas de motorização: 150, 180 e 200 kW.

“Este é o lançamento oficial do primeiro eixo elétrico Blue Horizon no Brasil e já estamos trabalhando com as montadoras para caminhões menores, de entregas urbanas, que acreditamos, serão os nichos que vão demandar mais veículos elétricos”, declara o diretor de vendas e marketing da Meritor, Kleber Assanti, durante a apresentação do produto à imprensa na segunda-feira, 14, na Fenatran.

O executivo confirma que uma das empresas com a qual já conversa a respeito do eixo elétrico é a Volkswagen Caminhões e Ônibus, que será a primeira montadora a produzir um caminhão elétrico no Brasil. A companhia confirmou as primeiras parceiras que farão parte do e-Consórcio, esquema fabril no mesmo molde do consórcio modular que opera em sua fábrica de Resende (RJ) e que a partir de 2020 passará a produzir o caminhão elétrico e-Delivery. A Meritor é uma dessas parceiras.

“Já somos um parceiro antigo da Volkswagen Caminhões e Ônibus e agora, no e-Consórcio, vamos iniciar com o fornecimento de eixo tradicional, mas a intenção é no futuro trabalhar com o eixo elétrico”, revela Assanti. “Além disso, a aplicação também deve ir para os ônibus escolares”, completa.



O executivo afirma que a empresa vive um novo momento de crescimento no Brasil, após perdas de volumes de vendas com a saída da Ford Caminhões do mercado. Segundo Assanti, o forte crescimento do mercado de caminhões pesados impulsionou as vendas da empresa, que cresceram 16% no fornecimento direto às montadoras no Brasil. O negócio de eixos representa 50% do faturamento da companhia no País.

Para 2020, a expectativa da Meritor é de que o mercado brasileiro de caminhões cresça mais 6%. “O mercado vai crescer, não de forma exponencial que vimos este ano, mas ainda assim é um crescimento importante e a Meritor também vai acompanhar esse avanço, com maior participação no mercado a partir dos novos negócios que estamos conquistando.”

Assanti também comemora o novo contrato com a Volkswagen Caminhões para o fornecimento de eixos para os Delivery 11.180 (PBT de 11 toneladas) que começam já na próxima semana a partir de sua fábrica localizada em Osasco (SP). Ele anuncia que o fornecimento também será feito para o Delivery 9.170 (PBT de 9 toneladas) em breve.

Atualmente, a companhia produz dez diferentes famílias de eixos e as fornece para as principais montadoras no País, como DAF, Iveco, Volkswagen Caminhões e Ônibus, Volvo e Mercedes-Benz, com quem mantém negociações para fornecer aos ônibus escolares da marca. A empresa não fornece para a Scania.



Tags: Meritor, Fenatran, Fenatran 2019, eixo elétrico, Volkswagen Caminhões, Delivery, e-Consórcio.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência