Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Haldex exibe controle de estabilidade e freio para autônomos
Haldex detém mais de 40% do segmento de ajustadores automáticos de freios

Engenharia | 15/10/2019 | 18h30

Haldex exibe controle de estabilidade e freio para autônomos

Sistema U-ABS Safety Module contribui para a segurança ao prevenir rolamento de implementos

WILSON TOUME, PARA AB



Uma solução inovadora para ajudar na prevenção de rolamento de implementos é um dos destaques da Haldex do Brasil na Fenatran 2019, de 14 a 18 no São Paulo Expo. Trata-se do U-ABS Safety Module, que atua como controle de estabilidade e pode ser instalado em veículos dotados de ABS da marca. A principal vantagem, de acordo com a fabricante, é o preço acessível. Até pouco tempo, quem procurasse uma solução de controle de estabilidade teria apenas o EBS (Electronic Braking System) como alternativa. Para implementadoras que querem contar apenas com a função de controle de estabilidade, a Haldex desenvolveu o Safety Module. Ele também gera economia no investimento, que pode chegar a 75% em relação à instalação do EBS, diz Luiz Stopa, gerente de engenharia e vendas OEM da Haldex do Brasil.

A Haldex também está apresentando duas soluções conceituais de freio para os futuros veículos autônomos e semiautônomos. O primeiro é o Fast Acting Brake Valve (FABV), conjunto de válvulas de alto desempenho instalado próximo das rodas do veículo. Segundo a fabricante, esse sistema oferece respostas dez vezes mais rápidas que as de sistemas convencionais, possibilitando maior estabilidade, redução até 15% na distância de parada e mudança da direção do veículo usando apenas os freios.

O segundo é o Electromechanical Disc Brake (EBM), que também possibilita aumento de desempenho com redução de 15% na distância de parada em relação aos sistemas pneumáticos atuais, além de proporcionar significativa redução no consumo de combustível, de acordo com a empresa.

MUDANÇA NO COMANDO GLOBAL É CELEBRADA



O grupo Haldex anunciou no mês passado que a ZF, até então uma das controladoras da empresa, vai vender sua participação acionária. “Foi um movimento na direção correta, pois a ZF estava se tornando um competidor nosso”, explicou Walter Frankiewicz, presidente da Haldex Americas, referindo-se ao fato de a empresa alemã estar adquirindo a Wabco, uma das principais rivais da Haldex. O dirigente, que esteve presente na Fenatran, disse ainda que o fato de a gigante alemã adquirir outras empresas que atuam no mesmo segmento da Haldex vinha deixando os demais parceiros em dúvida. “Acreditamos que a Knorr-Bremse, nossa outra investidora, também vá seguir um caminho similar e, com isso, poderemos retomar nosso caminho”, completou Frankiewicz.

O Brasil tem importância estratégica para a Haldex, já que o País é um dos oito nos quais a empresa tem fábricas (os outros são Suécia, Estados Unidos, México, Alemanha, Índia, China e Hungria). “Muitos de nossos clientes europeus atuam no Brasil, então queremos estar aqui para trabalhar globalmente com esses clientes, isso é importante para nós”, afirmou Walter Frankiewicz. A participação da Haldex no mercado de ajustadores automáticos de freios – seu principal produto atualmente – é superior a 40%. Além de produzir, a unidade brasileira atua como centro de distribuição para outros mercados do continente.



Tags: Fenatran 2019, Haldex, transporte, implementos, segurança, indústria, evento, SP Expo.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência