Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Pósitron Stoneridge cresce com rastreamento de caminhões
Estande da Pósitron Stoneridge na Fenatran: negócios de rastreamento em alta

Negócios | 22/10/2019 | 08h12

Pósitron Stoneridge cresce com rastreamento de caminhões

Empresa desenvolve e produz no País dispositivos de telemetria e sistemas on-line de gestão de frotas

PEDRO KUTNEY, AB



Com capacidade de desenvolver e produzir no Brasil diversos dispositivos eletrônicos de segurança e telemetria, a Pósitron Stoneridge surfa na onda do crescimento acelerado do rastreamento de caminhões no mercado brasileiro. A empresa projeta que sua divisão de fornecimento de serviços de monitoramento e gestão de frotas ganhou embalo para crescer ao ritmo de 7% ao ano. Hoje a unidade responde por 38% do faturamento.

Segundo estima Obson Cardoso, diretor da unidade de rastreamento da Pósitron, existem no País pouco mais de 115 mil veículos comerciais rastreados de alguma forma pela empresa, mas há potencial para conectar cerca de 700 mil. Na Fenatran realizada em São Paulo na semana passada, o executivo comemorava a demanda crescente pelas soluções da Pósitron no segmento. “Estamos em toda a cadeia neste setor, somos os únicos no País com capacidade para desenvolver e fabricar aqui os rastreadores para caminhões, carretas e suas cargas”, diz.

Cardoso calcula que em poucos anos à frente cerca de 1 milhão de veículos rastreados no País vão precisar modernizar seus sistemas para conexões 4G e 5G, o que abre novas oportunidades. Com as novas tecnologias, os veículos tendem a estar totalmente conectados em nuvem no universo IoT (a internet das coisas). “Investimos recentemente US$ 2 milhões em plataforma IoT na nuvem (todos os datacenters migraram para a Amazon Web Services) e no desenvolvimento de novos protocolos de comunicação, para oferecer as soluções mais modernas e com amplas possibilidades de customização aos clientes”, afirma.

A Pósitron aproveitou a Fenatran para mostrar ao público algumas de suas novas soluções de rastreamento, como o seu novo rastreador 4G, conexão via satélite, teclado Android sem fio Bluetooth que pode rodar diversos aplicativos de smartphones, sistema de copiloto eletrônico com áudio que informam sobre o trajeto (trânsito e acidentes, por exemplo), além de “iscas” para rastrear cargas. “Hoje os clientes sabem do que precisam, eles aprenderam rapidamente os benefícios que a tecnologia pode trazer com redução de custos nos negócios”, destaca Cardoso.

A Pósitron fornece dispositivos de rastreamento não só para frotistas, mas também para os fabricantes de caminhões. O mais recente contrato é o módulo RIO, serviço de conectividade do Grupo Traton lançado no Brasil este mês pela Volkswagen Caminhões e Ônibus. A sede administrativa da empresa segue sendo dentro da Cidade Universitária da Unicamp em Campinas (SP), onde a Pósitron nasceu como startup há cerca de 30 anos com projetos de sistemas eletrônicos de segurança automotiva – especialmente alarmes. Após alguns anos de aumento gradual de participação, em 2018 a americana Stoneridge comprou 100% do controle. A fábrica de Manaus (AM) opera em 27 mil metros quadrados, com injeção própria de carcaças plásticas e a montagem de componentes eletrônicos sem produção nacional. Atualmente os módulos são embarcados para o Sul do País em três voos por semana.



Tags: Positron Stoneridge, rastreamento, telemetria, mercado, negócios, Fenatran 2019, SP Expo.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência