Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
VWCO chega aos 23 anos em Resende

Indústria | 04/11/2019 | 13h45

VWCO chega aos 23 anos em Resende

Fábrica se aproxima de 1 milhão de veículos e se prepara para fazer o 1º caminhão elétrico do País

REDAÇÃO AB

A fábrica da Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) em Resende (RJ) comemora 23 anos com quase 1 milhão de veículos e também com o compromisso firmado em produzir o primeiro caminhão elétrico no País, o e-Delivery, que já resultou até mesmo na definição dos principais parceiros que participarão diretamente da montagem desse veículo.

A fábrica de Resende ocupa área total de 1 milhão de metros quadrados, tem 148 mil m2 de área construída, 100 mil m2 para o parque de fornecedores e outros 50 mil m2 de centro logístico. A unidade emprega mais de 4 mil colaboradores.

A produção de caminhões Volkswagen começou em 1981 na unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo. A decisão de construir uma fábrica própria para caminhões e ônibus teve como motivo a boa aceitação dos modelos desde o início.

Nestes mais de 20 anos, a VWCO exportou para cerca de 30 mercados. Os veículos são enviados não só para a América Latina, mas também para países da África, do Oriente Médio e Ásia. Um dos destaques da fábrica de Resende é o chamado consórcio modular, sistema de produção em que fornecedores dividem com a VWCO a responsabilidade pela montagem dos veículos.

As principais vantagens disso são o aumento da produtividade e dos níveis de qualidade, com redução dos custos. As parceiras são Maxion (chassi), Meritor (eixos e suspensão), Remon (conjunto rodas e pneus), Carese (pintura), Aethra (armação da cabine), Powertrain (motor) e Kroschu (acabamento da cabine).

A próxima etapa é a implantação do e-Consórcio, primeiro modelo de negócio do mundo a prever desde a montagem até a infraestrutura de recarga e gerenciamento de ciclo de vida da bateria dos caminhões elétricos.



Tags: VW, VW Caminhões e Ônibus, VWCO, e-Delivery, e-Consórcio, Maxion, Meritor, Remon, Carese, Aethra, Powertrain, Kroschu.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência