Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Mini já vende Countryman e Clubman de 306 cv
Clubman (em 1º plano) e Countryman têm potência de sobra e são muito estáveis (foto: Mário Curcio)

Lançamentos | 11/11/2019 | 14h55

Mini já vende Countryman e Clubman de 306 cv

Modelos na versão John Cooper Works têm tração integral e desempenho empolgante

MÁRIO CURCIO, AB | De Indaiatuba (SP)

A Mini inicia as vendas na segunda-feira, 11, de dois modelos topo de linha com 306 cavalos cada um e capazes de atender à demanda de uma família com filhos, mais bagagem. São as versões John Cooper Works ALL4 (com tração nas quatro rodas) do Countryman (SUV) e do Clubman (meio-caminho entre hatch e station wagon). O primeiro tem preço sugerido de R$ 239.990 e o outro, R$ 219.990.

“Em 2020 pretendemos vender 250 unidades do Countryman e 100 do Clubman nas versões John Cooper Works ALL4”, afirma o gerente de vendas, produto e preço, Fabrício Molina.



Os dois modelos recebem motor 2.0 turbo com injeção direta de gasolina semelhante ao de outros modelos do Grupo BMW. O câmbio automático Aisin de oito marchas tem aletas para trocas de marcha atrás do volante e programas voltados ou para economia ou para o dia a dia ou para uso esportivo. Como é praxe em qualquer Mini, eles são muito, muito bons de guiar por causa da posição de dirigir, dos bancos que seguram bem o corpo e especialmente porque aceleram e fazem curvas como esportivos. Num autódromo, então, é só alegria.

De acordo com a fabricante, o Countryman acelera de zero a 100 km/h em 5,1 segundos e atinge velocidade máxima de 250 km/h. A lista de itens de série inclui amortecedores eletrônicos, que se ajustam conforme o modo de direção escolhido. Como resultado, o motorista nem lembra que está em um SUV com 1,55 metro de altura, até mesmo quando pilota no circuito Capuava, em Indaiatuba (SP).


Countryman de 306 cv traz amortecedores eletrônicos que impedem inclinação excessiva da carroceria em curvas. Rodas têm 19 polegadas. No porta-malas cabem 450 litros

A carroceria se inclina pouco, mesmo na sequência de curvas do miolo do autódromo. A tração nas quatro rodas (ALL4) é a mesma para o Countryman e o Clubman. Em situações comuns, a força é transmitida somente às rodas dianteiras. O movimento passa a ser transmitido também para as rodas de trás em acelerações longitudinais e laterais mais fortes e quando ocorre perda de tração ou aderência. O diferencial utilizado na dianteira é mecânico e o traseiro conta com acoplamento eletrônico e efeito autobloqueante.

A lista de equipamentos tanto do Countryman como do Clubman inclui monitoramento da pressão dos pneus, controle dinâmico de estabilidade, freios de estacionamento com acionamento elétrico e head-up display (que projeta o velocímetro, conta-giros e outras informações no para-brisa, evitando que o motorista desvie os olhos da pista).

Os dois carros recebem também pacote de navegação com serviços de conveniência e aplicativo capaz de abrir, fechar portas e controlar outras funções do carro. O sistema de som é fornecido pela Harman/Kardon.

O Countryman tem 4,3 metros de comprimento e boa distância entre eixos de 2,67 m, que resulta em espaço interno apropriado para uma família. O porta-malas comporta 450 litros. Segundo a Mini, o carro pesa 1.600 quilos).

CLUBMAN É AINDA MAIS ÁGIL


Automotive Business também pôde acelerar a versão John Cooper Works ALL4 do Clubman. Embora tenha a mesma velocidade máxima de 250 km/h, o Clubman vai e zero a 100 km/h ainda mais rápido, 4,9 segundos.


Clubman é o mais rápido dos dois na aceleração de zero a 100 km/h: 4,9 segundos. Suas rodas são de 18 polegadas. O porta-malas comporta 360 litros. A tampa traseira é dividida em duas portas com abertura lateral

Por ser mais baixo (1,44 m), o modelo também é um pouco mais ágil em curvas, apesar de não receber os mesmos amortecedores eletrônicos do SUV. A posição de dirigir instiga ainda mais o motorista a afundar o pé direito, certamente por estar sentado mais perto do chão. O modo Sport do câmbio se encarrega de fazer as trocas de marcha em rotações mais altas e também das reduções na aproximação da curva.

O Clubman é um pouco mais curto. Mede 4,27 m e por causa disso tem porta-malas menor, para 360 litros. O acesso é feito por duas tampas traseiras com abertura lateral. A distância entre eixos é igual à do Countryman, 2,67 m. O peso é apenas 50 km mais baixo (1.550 kg).

A rede Mini tem 22 pontos de venda. Quatro são exclusivos da marca. Os outros compartilham espaço com veículos BMW (carros e/ou motos). A marca admite a possibilidade de ampliar a rede em 2020.



Tags: Mini, John Cooper Works, Countryman, Clubman, Aisin, Capuava, Harman/Kardon.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência