Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Bosch fornece dispositivo que evita choques em caso de acidentes com veículos elétricos

Segurança | 11/11/2019 | 16h19

Bosch fornece dispositivo que evita choques em caso de acidentes com veículos elétricos

Microchips controlam pequenas cargas explosivas conectadas à bateria e a isolam em caso de colisão

REDAÇÃO AB

A Bosch está fornecendo chips semicondutores aos fabricantes de veículos elétricos para aplicação em sistemas especiais que desconectam a bateria com segurança em caso de colisão. Os microchips garantem que a bateria de alta tensão seja desconectada automaticamente, para que ninguém envolvido no acidente – passageiros, equipes de resgate e socorristas – entre em contato com os componentes condutores de corrente, evitando o risco de choques em caso de acidentes ocorridos com estes veículos.

Nestes caso, cabos danificados por conta de acidente é motivo de muita preocupação, uma vez que a corrente da bateria pode vazar para a carroceria metálica de um carro híbrido ou elétrico, cujas baterias são projetadas para fornecer tensão de 400 a 800 volts.

Os dispositivos semicondutores fazem parte de um sistema de chave de segurança pirotécnica, que explodem partes inteiras da conexão - desde o cabo à bateria de alta tensão – por meio de mini cargas explosivas, interrompendo de maneira rápida a circulação de energia.

“Nossa tecnologia de semicondutores desempenha um papel fundamental na segurança de veículos híbridos e elétricos”, afirma Jens Fabrowsky, membro da gerência executiva da divisão Automotive Electronics da Bosch.

Os chips semicondutores da Bosch também levam segurança aos airbags: se o sensor do airbag detectar um impacto, os dispositivos – com tamanho de até dez milímetros e pesando apenas alguns gramas – acionam o pyrofuse. Isso desencadeia pequenas explosões que provocam uma cavidade no cabo de alta tensão entre a unidade da bateria e a eletrônica de potência, desconectando as duas – dessa maneira, o fluxo de corrente é cortado, eliminando o risco de choque elétrico ou incêndio.



Tags: Bosch, tecnologia, veículos elétricos, microchips, bateria, acidentes, colisão, acidentes.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência