Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Zen é segunda colocada em prêmio Global Kaizen Award

Autopeças | 18/11/2019 | 20h37

Zen é segunda colocada em prêmio Global Kaizen Award

Empresa representou o Brasil em premiação com foco na cultura Lean

REDAÇÃO AB

A Zen recebeu o prêmio Global Kaizen Award, do Kaizen Institute, que reconhece as empresas que melhor no mundo aplicam a cultura lean, de melhoria contínua e antidesperdício em prol da eficiência de suas operações. A empresa, com sede em Brusque (SC), representou o Brasil na premiação mundial, cuja cerimônia ocorreu na quarta-feira, 14, em Bolonha, Itália.

Cerca de 200 empresas apresentaram seus cases (resultados) ao aplicar os conceitos lean e entre elas sete foram apontadas como finalistas. A Zen ficou em segundo lugar, sendo indicada pelo case de seu próprio sistema de manufatura, mesmo pelo qual venceu a principal categoria da edição brasileira do prêmio em 2018. O primeiro lugar ficou com a empresa portuguesa Galp e a Ducati em terceiro.

Entre os resultados que apresentou ao utilizar os conceitos lean, a Zen reduziu em mais de 80% o custo de não qualidade (CNQ) em cinco anos, enquanto a produtividade cresceu 30%. Segundo a empresa, o tempo em que uma peça demora para passar por todos os processos até ser enviada ao cliente diminuiu em 75%. A segurança dos funcionários também foi beneficiada no período, conseguindo reduzir em 95% o número de acidentes.

Com fábrica em Brusque, a companhia produz impulsores de partida para veículos leves e pesados tanto para o mercado original (OEM) quanto para a reposição e os distribui na América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e África. Para ser indicada como finalista, a Zen passou por nova avaliação e aprovação de outras filiais do Kaizen Institute no mundo.

“Grande honra e orgulho representar o time da Zen nesta cerimônia de premiação, onde mais de 200 empresas de sete países apresentaram seus cases de melhoria contínua, tendo a Zen sido premiada como segunda colocada”, comemora o presidente da Zen, Gilberto Heinzelmann. “As ferramentas do lean podem ajudar empresas e instituições brasileiras a elevar o país a um novo patamar de competitividade global”, acrescenta.



Tags: Zen, prêmio, kaizen.

Comentários

  • AngeloRodrigues Goldoni

    Parabénsa Empresa Brasileira Zen, pelo prêmio conquistado. Nosso País necessita desta mentalidade enxuta para nos elevarmos a novos patamares de produtividade, agilidade e competitividade.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência