Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Eaton de Valinhos automatiza setor de forjaria
Forjaria ocupa área de 5,3 mil metros quadrados. Automação melhorou ergonomia, segurança e produtividade

Indústria | 21/11/2019 | 19h55

Eaton de Valinhos automatiza setor de forjaria

Projeto pioneiro na companhia já tem 9 robôs; serão 19 até o fim de 2020

REDAÇÃO AB

A fábrica da Eaton de Valinhos (SP) automatizou sua área de forjaria, tornando-se a primeira unidade da companhia em todo o mundo a executar esse projeto. A mudança, segundo a empresa, trouxe ganhos em ergonomia, segurança e competitividade.

O ambiente de forjaria conta com nove robôs e quatro linhas automatizadas. A previsão é que, até o fim de 2020, a automação esteja em todas as dez células e a área conte com 19 robôs em operação.

De acordo com o colíder do conselho de automação da Eaton, Edinaldo Fancio, a forjaria atende atualmente as fábricas da Eaton de Mogi-Mirim (SP), Valinhos e Caxias do Sul (RS). “Contar com uma forjaria local significa mais competitividade e agilidade no desenvolvimento de produtos pela flexibilidade na operação e velocidade na gestão de mudanças, além de custo 35% mais baixo quando comparado a forjados comprados”, diz Fancio.

A automação da forjaria exigiu o desenvolvimento interno de um robô capaz de reproduzir o movimento de um cotovelo humano na etapa de forjamento de eixos. Além disso, os projetos das novas células foram validados antes mesmo da construção a partir da utilização de óculos de realidade aumentada, que auxiliaram nos estudos de mudança de layout e validação.

“Após a elaboração do desenho em 3D, transferimos todas as informações para os óculos, com os quais é possível visualizar in loco (na máquina) onde a nova automação ficaria. Com uma visão mais real, conseguimos otimizar o tempo e reduzir custos e riscos como colisão, por haver menos tempo de máquina parada”, afirma o técnico de processo na Eaton e líder da iniciativa na área da forjaria, Jaderson Melo.

A Eaton de Valinhos comemora 60 anos neste mês. Tem 105,8 mil metros quadrados de área. A forjaria ocupa 5,3 mil m² desse total.



Tags: Eaton, forjaria, Edinaldo Fancio, Jaderson Melo.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência