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Novo Onix hatch confirma cinco estrelas da versão sedã no Latin NCAP

Segurança | 26/11/2019 | 18h28

Novo Onix hatch confirma cinco estrelas da versão sedã no Latin NCAP

Carro mais vendido do Brasil obtém nota máxima nos testes de colisão com seis airbags e ESC de série

PEDRO KUTNEY, AB

O novo Onix hatch que a GM lança oficialmente este mês nas concessionárias Chevrolet confirmou o bom desempenho da versão sedã Onix Plus nos testes de segurança veicularrealizados regularmente pelo Latin NCAP (Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe). Equipado com seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois cortina) e controle eletrônico de estabilidade (ESC) desde a opção mais básica, a nova geração do carro mais vendido do Brasil foi avaliada pela entidade com cinco estrelas, a nota máxima, na proteção para passageiros adultos e crianças nas simulações de impacto frontal, lateral e em poste.

Assim como o sedã, o novo Onix também ganhou o Latin NCAP Advanced Award pelo design dianteiro que garante maior proteção ao pedestre em caso de atropelamento. Outro item que somou pontos, segundo o Latin NCAP, é o sistema de alerta de uso de cinto de segurança (SBR) como equipamento padrão nos bancos dianteiro e traseiro, “um equipamento muito relevante que ainda não é tão comum na América Latina”, destaca a entidade.

“Um excelente resultado para o novo Onix hatchback. Todos os fabricantes de carros devem seguir o exemplo da GM de proporcionar cinco estrelas em carros populares”, disse Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP.



Os novos Onix hatch e sedã são produzidos pela GM em sua fábrica de Gravataí (RS) sobre a mesma plataforma GEM, desenvolvida na China para mercados emergentes. Os dois têm distância entre eixos diferente, mas ambos os carros são iguais na parte da frente até o pilar B (central) e na plataforma. Por isso, o Latin NCAP executou o crash test do Onix hatch apenas para impacto lateral. Foram considerados os mesmos resultados do sedã nos testes de impactos frontais e de poste realizados em setembro passado.

SUPERAÇÃO DE MAUS RESULTADOS



Com os resultados dos testes do Latin NCAP este ano, a nova família Onix supera os maus resultados do passado. O hatch com dois airbags frontais foi avaliado com três estrelas em dezembro de 2014, mas ficou com zero em maio de 2017, quando foi testado sob protocolo mais rígido, adotado pela entidade em 2016. Após ajustes feitos pela GM, motivados pelos mau desempenho do carro em segurança, as versões hatch e sedã (antigo Prisma) com dois airbags foram avaliadas novamente em janeiro de 2018, quando obtiveram três estrelas.

“O Latin NCAP mostrou que mudanças são possíveis por meio da avaliação de alguns modelos de veículos na região. Insistimos em que os governos incorporem, como obrigatória, a rotulagem com estrelas para impedir que os fabricantes continuem a vender modelos com padrões baixos que colocam em risco a vida dos consumidores”, afirma Ricardo Morales, presidente da comissão diretiva do Latin NCAP



Interessada em melhorar a reputação do Onix, desta vez a própria GM patrocinou os testes da nova geração do hatch e sedã. Nesta modalidade, todas as despesas das avaliações são pagas pelo fabricante, mas os veículos são escolhidos aleatoriamente de diversos lotes pelo Latin NCAP ainda no pátio da montadora, depois são enviados a Landsbeg, na Alemanha, onde são realizados as simulações em instalações alugadas da ADAC. O Latin NCAP também realiza todos os anos seus próprios crash tests, quando arca com todos os custos, desde a compra anônima em concessionárias da opção mais básica de alguns dos veículos mais vendidos em países latino-americanos, que depois são exportados para fazer os testes de impacto.



VEJA OS VÍDEOS DOS TESTES DE COLISÃO DO NOVO ONIX











Tags: Latin NCAP, GM Chevrolet Novo Onix, segurança, lançamento, teste de colisão, crash test.

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