Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Inovação eleva participação de Taiwan no setor automotivo

Indústria | 06/12/2019 | 20h51

Inovação eleva participação de Taiwan no setor automotivo

País é um dos maiores fornecedores de componentes eletrônicos do mundo e quer estreitar laços com o Brasil

REDAÇÃO AB

A inovação do setor automotivo a partir das tendências de eletrificação, carros conectados, autônomos e serviços de compartilhamento está elevando a relevância de Taiwan na indústria global. O país é um dos principais fornecedores de componentes eletrônicos para importantes mercados como Estados Unidos, Japão, China e Alemanha: do total exportado pelo segmento, 65% são destinados a estes países.

“O faturamento de eletrônicos automotivos aumentou 5,6% em 2018 com US$7,34 bilhões e a tendência só cresce”, afirmou Chiang Chih Wei, gerente da Taitra, Taiwan Trade Center, durante o Seminário de Autopeças de Taiwan, realizado esta semana em São Paulo.

O Brasil ainda não figura na lista dos mais expressivos importadores de autopeças de Taiwan, com pouco mais de 0,67% de participação de mercado. “Temos bons distribuidores no Brasil, alguns líderes em seus segmentos, mas precisamos reforçar a nossa presença aqui”, disse Rachel Lu, diretora da Taitra.

Para intensificar as relações comerciais com o setor de autopeças brasileiro, a Taitra pretende levar um grupo de empresários e sistemistas para a AMPA, feira do segmento no país e que acontecerá entre 15 a 18 de abril de 2020. “Queremos ampliar nossa participação no mercado de autopeças brasileiro. Nossos produtos têm reconhecimento internacional e atendem às diversas normas de certificação e estamos preparados para crescer também no Brasil”, complementou.

A fabricação de autopeças é um dos setores mais produtivos de Taiwan, onde existem mais de 2,5 mil fábricas em todo o país. Em 2018, o faturamento global alcançou U$6,70 bilhões, sendo que 85% das autopeças são exportadas. No geral, os produtos eletrônicos fabricados em Taiwan lideram o ranking global de roteadores (76%), cabos de conexão (77%), terminais xDSL (52%), terminais e módulos de conexão 4G (46%).

Para o setor de autopeças, as perspectivas são ainda mais positivas a partir do aumento significativo de componentes eletrônicos no carro do futuro, desde centrais multimídia até motores elétricos, além de itens de carroceria, como rodas com sensores, lâmpadas de LED, e de segurança, tais como sensores e câmaras para sistema avançado de assistência ao motorista, sensores de colisão, aviso de saída de faixa, câmera com visão de 360 graus, sensor de ponto cego e painel de realidade aumentada, entre outros.



Tags: Inovação, autopeças, Taiwan, setor automotivo, eletrônicos.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência