Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Grupo Volkswagen pode bater novo recorde de vendas

Balanço | 13/12/2019 | 19h07

Grupo Volkswagen pode bater novo recorde de vendas

Acumulado até novembro somou 9,94 milhões de veículos; com dezembro deve ser quebrada barreira de 10,8 milhões

REDAÇÃO AB

As vendas mundiais do Grupo Volkswagen em novembro somaram 988,8 mil unidades, registando alta de 5,1% sobre o mesmo mês do ano passado. O resultado expressivo do mês fez com que o acumulado do ano (que anotava queda de 1,2% até outubro) passasse para o azul, com ligeira alta de 0,3% e 9,94 milhões de veículos entregues. Foi a primeira vez em 2019 que o acumulado do grupo registrou um número positivo sobre igual período do ano passado. Se dezembro mantiver o crescimento, o grupo quebrará seu recorde estabelecido em 2018, com 10,8 milhões de veículos.

A mudança do vermelho para o azul foi possível pela alta acumulada de 3,2% na Europa (com 4,2 milhões de veículos até novembro). A porção ocidental do continente obteve crescimento de 3,8% (com 3,46 milhões de unidades). As vendas na Alemanha, berço do Grupo VW, cresceram 5,9%, com 1,26 milhão de veículos.

As entregas na China também ajudaram nessa recuperação. Até o primeiro semestre as entregas no mercado chinês acumulavam queda de quase 4%. Agora, passados 11 meses, essa retração caiu para 1,1%. A China absorveu sozinha 3,76 milhões de veículos do Grupo VW.

DESEMPENHO POR MARCA


A melhora do mercado chinês favoreceu as duas marcas de maior volume do grupo. A venda de automóveis Volkswagen somou 5,66 milhões de unidades no período e acumula discreta queda de 0,7%. A Audi mudou a chave para o azul, com 1,67 milhão de veículos e alta de 0,7%. Pela análise de novembro isoladamente, o crescimento da Audi foi de 23% sobre o mesmo mês de 2019.

A espanhola Seat anotou o acréscimo mais expressivo do grupo, 10,3%, com 542,8 mil veículos entregues no período. O desempenho da Porsche também melhorou. Sua alta no primeiro semestre era de apenas 2,2%. Com o acumulado até novembro passou a 8,5%, com 254,5 mil carros entregues no período.



Tags: Volkswagen, Grupo Volkswagen, VW, Audi, Seat, Porsche.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência