Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Um ano de transformação com esperança de tempos melhores

AB | 16/12/2019 | 21h00

Um ano de transformação com esperança de tempos melhores

No balanço de 2019, muitas realizações, na perspectiva de 2020, disposição para fazer melhor

REDAÇÃO AB

Em mais um ano difícil, de lenta e insuficiente recuperação da economia brasileira em meio ao cenário político obscurantista, a equipe de Automotive Business fecha mais um ciclo com incontida sensação de vitória, ainda que apertada. Isso porque nossa missão de informar e analisar os principais acontecimentos e fatos do setor automotivo foi cumprida na medida da alta intensidade que 2019 mereceu.

Em ambiente de recursos restritos, fomos movidos por você, que durante 12 meses veio aqui buscar informações que precisava e agora lê este texto que marca nossa despedida de mais um ciclo do calendário gregoriano. Mas não sem antes, como já é nossa tradição, fazer um pequeno balanço do que conseguimos fazer – e foi muito – e do que pretendemos fazer no novo ciclo de 2020 – e será muito.

CANAIS DIGITAIS EM EXPANSÃO



Foi necessário escrever muito para contar todas as histórias deste ano. Precisamente, publicamos 1.843 notícias (número 12% maior que o de 2018) e 110 artigos de colunistas no Portal AB, que em média é lido por cerca de 100 mil visitantes a cada mês, que no período acessam 1,5 milhão de páginas. Também foram publicados 123 vídeos replicados no Youtube, onde todo o conteúdo arquivado da ABTV somou 174 mil visualizações em 6,9 mil horas de exibição.

Muitos de nossos leitores receberam todas essas notícias, os artigos e vídeos em 236 newsletters enviadas este ano diariamente de segunda a sexta-feira para cerca de 20 mil e-mails. E aos sábados chegaram 49 resumos com os principais fatos do setor a cada semana. Isso sem contar os quase 32 mil seguidores do perfil de Automotive Business no LinkedIn, que acessam o canal para saber o melhor que fazemos.

Não faltaram coberturas especiais, com dezenas de notícias e vídeos sobre o novo programa de desenvolvimento do setor, o Rota 2030 que entrou em vigor este ano, e eventos como a Automec 2019, ABX19, ABPlan, Salão de Frankfurt e Fenatran, além do Especial Diversidade no Setor Automotivo, fruto de todos os debates promovidos durante o ano pela Rede AB Diversidade.

O ano também marcou a estreia de um novo formato de ouvir nossas entrevistas e análises, o AB Cast, o podcast de Automotive Business, que em 2019 colocou no ar 24 edições que tiveram 5.364 acessos. Ao mesmo tempo, continuamos a trazer alguns dos principais executivos e analistas do setor automotivo para entrevistas ao vivo em vídeo, no total de oito AB Webinars em 2019 que tiveram 4.474 inscritos e 4.122 visualizações.

UMA NOVA FORMA DE FAZER EVENTOS



O mundo está em profunda transformação e Automotive Business entende disso, pois cobre os acontecimentos de um dos setores mais impactados pelas disrupções tecnológicas e sociais em marcha no mundo. Por isso 2019 foi o ano de repensar e refazer os eventos promovidos pela empresa, que juntos reuniram 3.726 participantes e 129 marcas patrocinadoras. Mudou-se o formato, mas a essência permanece: informar e inspirar as lideranças do setor automotivo continua sendo o objetivo número um, mas a partir deste ano o conteúdo foi multiplicado em mais de 10 vezes.

Para suceder o tradicional Fórum da Indústria Automobilística, foi lançado o Automotive Business Experience, ou simplesmente ABX19, que imediatamente se tornou o maior evento do gênero no setor com 2,4 mil participantes que vieram em maio ao São Paulo Expo. Durante um dia inteiro eles puderam ouvir em seis palcos simultâneos de conteúdo 151 palestrantes e painelistas que debateram sobre o futuro e mercado da indústria nas áreas de veículos leves, caminhões e ônibus, máquinas agrícolas, distribuição, inovação e diversos temas correlatos. O ABX também cumpriu seu papel de facilitar encontros, promover reuniões de negócios e a aproximação de startups que muito têm a contribuir com a evolução do setor.

Novas surpresas estão reservadas para o ABX20, que acontece 27 de maio com expectativa de receber 3 mil profissionais no São Paulo Expo, desta vez oito palcos de conteúdo simultâneo, 180 palestrantes e mais de 100 startups. As inscrições já estão abertas.

O Workshop Planejamento Automotivo, tradicionalmente realizado em agosto, também foi completamente repaginado e ganhou o apelido ABPlan. Cerca de 700 profissionais foram ao Sheraton WTC acompanhar os debates no palco central do teatro e mais 10 salas que ofereceram conteúdos específicos ao público para o planejamento do ano seguinte. Em 2020 o evento acontece no mesmo local, mas um pouco mais tarde, em 28 de setembro.

Por fim, o terceiro maior evento promovido por Automotive Business no ano foi o II Fórum AB Diversidade, que resumiu os debates promovidos pela Rede AB Diversidade ao longo de 2019 e premiou as empresas que promovem as melhores práticas nessa área. O próximo fórum já está agendado para 4 de novembro de 2020, no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo.

IMPRESSO COM MAIOR VALOR AGREGADO



No formato impresso, este ano reconhecemos que menos é mais. A Revista AB completou 10 anos de existência, segue sendo distribuída gratuitamente a cerca de 10 mil assinantes a cada número, mas sua periodicidade foi reduzida a quatro edições no ano, na medida certa para interpretar e analisar a indústria automotiva e os principais temas de interesse do setor, como sua transformação digital, as projeções de desempenho, tendências tecnológicas, disrupções, liderança e diversidade.

HORA DO RECESSO E UM POUCO DE ESPERANÇA



Dezembro chegou e com ele a necessidade anual de puxar o freio de mão de arrumação, aproveitar os dias sem tantos acontecimento para descansar e preparar o fôlego para 2020. A equipe de Automotive Business vai paralisar suas atividades diárias de hoje, terça-feira, 17, até o próximo dia 6 de janeiro. Nesse período será interrompido o envio da newsletter diária e as atualizações de notícias no Portal AB serão feitas somente em casos de maior importância. Vamos parar um pouco, mas permanecemos atentos, em regime de plantão.

De tudo que aconteceu em 2019, resta agradecer sua leitura e confiança em nosso trabalho diário de trazer as mais qualificadas informações sobre o setor automotivo. Estaremos aqui com a mesma disposição em 2020. Desejamos boas festas e emprestamos os versos do poeta Mário Quintana para acender a esperança que deve existir em cada um de nós diante de um novo ano:

ESPERANÇA

Lá bem no alto do décimo segundo andar do Ano
Vive uma louca chamada Esperança
E ela pensa que quando todas as sirenas
Todas as buzinas
Todos os reco-recos tocarem
Atira-se
E — ó delicioso vôo!
Ela será encontrada miraculosamente incólume na calçada,
Outra vez criança...
E em torno dela indagará o povo:
— Como é teu nome, meninazinha de olhos verdes?
E ela lhes dirá
(É preciso dizer-lhes tudo de novo!)
Ela lhes dirá bem devagarinho, para que não esqueçam:
— O meu nome é ES-PE-RAN-ÇA...



Tags: Automotive Business, Portal AB, balanço.

Comentários

  • EdsonBarboza de Castro

    Aproveitoo espaço para agradecer toda a equipe por nos trazer informações preciosas do mundo automotivo durante todo o ano de 2019 e desejo a todos um feliz Natal e um excelente ano novo com as esperanças renovadas. Um forte abraço a todos!!!!!!!

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência