Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Ainda sem função na FCA-PSA, Manley é eleito presidente da Acea
Quase colegas de trabalho no novo grupo que surge da fusão FCA-PSA, Carlos Tavares (esquerda) será substituído por Mike Manley na presidência da Acea

Carreira | 06/01/2020 | 19h30

Ainda sem função na FCA-PSA, Manley é eleito presidente da Acea

Atual CEO da FCA vai substituir Carlos Tavares, presidente da PSA e que será CEO do novo grupo

REDAÇÃO AB

Ainda sem função definida no novo grupo que surgirá da fusão entre FCA e PSA, o atual CEO da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), o inglês Mike Manley, foi eleito em dezembro o novo presidente da Acea, a Associação dos Construtores Europeus de Veículos. Curiosamente, Manley vai substituir na presidência da entidade Carlos Tavares, atual CEO do Groupe PSA e que já foi indicado para ser o executivo-chefe da nova companhia FCA-PSA.

Aos 55 anos de idade, Manley ficará à frente da entidade durante 2020 e seu mandato poderá ser renovado por mais um ano – como aconteceu com Tavares, que assumiu em 2018 e ficou até o fim de 2019. Os presidentes da Acea são eleitos para mandatos anuais e sempre escolhidos entre os CEOs de suas empresas associadas, 15 fabricantes de veículos leves e pesados instalados na Europa.

O novo presidente da Acea terá entre suas prioridades negociar os termos da transição já em curso da indústria automotiva europeia para a fabricação de veículos elétricos ou com outras tecnologias para reduzir drasticamente as emissões de CO2 da frota, fator que coloca em risco a sustentabilidade econômica do setor – como seu antecessor e quase colega de trabalho destacou em toda sua gestão.

“Como indústria nós queremos tomar a liderança em transformar a mobilidade de maneira a colocar o consumidor em primeiro lugar, mas também permitir que continuemos resistentes e competitivos globalmente”, disse Mike Manley.



Antes de ser indicado CEO da FCA, logo após o falecimento de Sergio Marchionne, em julho de 2018, Manley era o chefe global da Jeep e RAM, as duas marcas de maior volume da companhia. Também foi responsável pelo plano de expansão do Grupo Chrysler fora da América do Norte, incluindo a costura de acordos de cooperação para distribuição de veículos de marcas americanas na rede internacional de distribuição da Fiat. Manley é graduado em Engenharia pela Southbank University de Londres e tem MBA na Ashridge Management College, também na Inglaterra, onde nasceu em Edenbridge.



Tags: Mike Manley, Carlos Tavares, FCA Fiat Chrysler, PSA Peugeot Citroën, Acea, Associação dos Construtores Europeus de Automóveis.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência