Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Grupo Daimler/Mercedes adota nova estrutura global no Brasil

Indústria | 08/01/2020 | 15h00

Grupo Daimler/Mercedes adota nova estrutura global no Brasil

Operações foram divididas em três empresas independentes nos segmentos de caminhões e ônibus, carros e vans e serviços financeiros

REDAÇÃO AB

A partir deste mês as divisões do Grupo Daimler no Brasil vão adotar a mesma estrutura administrativa global lançada há cerca de dois anos pela companhia com sede na Alemanha. Assim como já acontece no resto do mundo, as operações serão divididas em três empresas legalmente independentes: a Mercedes-Benz do Brasil será totalmente dedicada à produção e venda de caminhões e ônibus; as áreas de carros e vans ficam concentradas na recém-criada Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil; e o Banco Mercedes-Benz, que já era independente, segue focado na oferta de serviços financeiros como financiamentos e seguros e soluções de mobilidade.

Segundo comunicado distribuído na quarta-feira, 8, o principal objetivo dessa mudança é aproximar as empresas do grupo de seus dos clientes, ganhar agilidade com estruturas dedicadas, além de posicionar a companhia para uma nova era da mobilidade.

TRÊS EMPRESAS



A maior operação no País seguirá sendo a Mercedes-Benz do Brasil, de agora em diante 100% focada em caminhões e ônibus, que emprega mais de 10 mil funcionários somados nas fábricas de São Bernardo do Campo (SP) e Juiz de Fora (MG), o centro de peças de Campinas (SP) e o Campo de Provas de Veículos Comerciais em Iracemápolis, também no interior de São Paulo. Philipp Schiemer continua na presidência da empresa, mas não acumula mais a liderança da área de carros e vans.

“Teremos mudanças relevantes no mercado que atuamos: novos competidores, rápido desenvolvimento de novas tecnologias e cada vez mais diferentes demandas de nossos clientes. Precisamos estar preparados e a melhor forma é dedicar as nossas empresas para cada um desses segmentos. Atender mais rápido e melhor os clientes é a razão de tudo isso”, explica Philipp Schiemer.



A nova empresa, a Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil, tem 650 empregados, incluindo os funcionários administrativos localizados em São Bernardo do Campo e Campinas, bem como os cerca de 450 colaboradores da fábrica de automóveis de Iracemápolis. Holger Marquardt, que já há alguns anos era o diretor da divisão de carros, passa a ser o presidente da operação.

“Nossa nova estrutura nos torna mais focados e competitivos para garantir uma transformação bem-sucedida rumo ao futuro da mobilidade. Vamos fazer isso com duas receitas: atendendo as demandas do mercado local, mas acompanhando na mesma velocidade as inovações tecnológicas mundiais”, destaca Holger Marquardt.



O Banco Mercedes-Benz, que já opera de forma independente, continua com sua sede em São Paulo, emprega quase 300 pessoas e segue responsável por todos os negócios financeiros e de seguros, além das soluções de mobilidade – o que leva a presumir que a empresa pretende oferecer serviços de mobilidade no mercado brasileiro. Christian Schüler permanece na presidência da empresa.

“Cada divisão de negócios terá mais flexibilidade, agilidade e autonomia para gerenciar os seus negócios, uma vez que estarão totalmente dedicadas às necessidades de seus públicos. Essa mudança vai nos fortalecer e nos permitir a continuar a fazer a diferença no mercado brasileiro”, diz Christian Schüler.



Desde que adotou a divisão em três empresas independentes, globalmente o Grupo Daimler segue como empresa holding e a única de capital aberto, que tem sob seu controle a Daimler Truck AG (caminhões e ônibus das marcas Mercedes-Benz, Setra, Freightliner Trucks, Western Star, Thomas Built Buses, BharatBenz, e Fuso), a Mercedes-Benz AG (automóveis e vans que também inclui as marcas Smart, Mercedes-AMG e Mercedes-Maybach) e Daimler Mobility AG (serviços financeiros e de mobilidade).



Tags: Grupo Daimler, Mercedes-Benz, Banco Mercedes-Benz, estrutura global, administração, caminhões e ônibus, carros e vans, serviços financeiros.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência