Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
São Paulo é 8ª em ranking global de cidades que mais usam aplicativos de transporte

Mobilidade | 13/01/2020 | 20h21

São Paulo é 8ª em ranking global de cidades que mais usam aplicativos de transporte

Mesmo estudo aponta a capital paulista como uma das piores em mobilidade urbana

REDAÇÃO AB

São Paulo é uma das cidades que mais utilizam aplicativos (apps) de transporte individual em todo o mundo. Um ranking global feito a partir da pesquisa Mobility Futures, da Kantar, aponta que a capital paulista ficou em oitavo lugar em uma lista com 31 metrópoles dos cinco continentes (veja lista abaixo).

Para a pesquisa, a Kantar entrevistou mais de 20 mil usuários de diferentes meios de transporte e viajantes frequentes nessas 31 cidades. O estudo indica que a mobilidade como serviço (MaaS na sigla em inglês) é uma forte tendência do setor automotivo ao permitirem deslocamentos convenientes, otimizados e intermodal, com a facilidade de usar apenas o celular.



No mesmo estudo, a cidade de São Paulo foi apontada como uma das piores em termos de mobilidade urbana (veja lista abaixo). Este ranking levou em consideração a facilidade de acesso, variedade e infraestrutura do transporte público e serviços de compartilhamento nas cidades pesquisadas. No geral, a maior metrópole brasileira aparece em 30º lugar (penúltimo) à frente apenas da cidade de Nairóbi, capital do Quênia. Berlim é a líder global em mobilidade urbana, com a melhor avaliação, segundo o estudo.



A tendência do uso de mobilidade como serviço é crescente e vem mudando o comportamento dos consumidores, inclusive os compradores de veículos. Um estudo recente da Accenture aponta que 63% dos proprietários de automóveis nos Estados Unidos que usam aplicativos de transporte disseram que considerariam desistir de seu veículo pessoal durante a próxima década. A pesquisa, que entrevistou mais de 1 mil consumidores no país, constatou que a satisfação do consumidor com este tipo de serviço é de 92% e que a maioria (93%) espera manter ou até mesmo aumentar seus gastos com esses serviços neste ano.



Tags: São Paulo, ranking, mobilidade, Kantar, app, transporte público.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência