Automotive Business
  

Notícias

Ver todas as notícias
PSA registra queda de 10% nas vendas globais

Balanço | 16/01/2020 | 19h33

PSA registra queda de 10% nas vendas globais

Grupo contabiliza primeira baixa após cinco anos seguidos de crescimento

REDAÇÃO AB

No ano em que anunciou sua fusão com a FCA, o Grupo PSA registrou em 2019 sua primeira retração de vendas globais após cinco anos consecutivos de resultados positivos, com recordes em 2017 e 2018. As quatro marcas da corporação (Peugeot, Citroën, DS e Opel/Vauxhall) venderam no mundo todo perto de 3,5 milhões de veículos, o que resulta em queda de 10% sobre as 3,9 milhões de unidades do ano anterior – fato que a PSA tentou camuflar em seu comunicado distribuído à imprensa na quinta-feira, 16, no qual não divulga os dados de 2018 para evitar a comparação.

Sem os efeitos da adição dos volumes da Opel, como aconteceu em 2018 no primeiro ano completo de contribuição da marca para o grupo, a PSA contabilizou resultados modestos ou negativos em todas as regiões onde atua. Com muitas mudanças no portfólio de produtos, com foco na ampla eletrificação de modelos na Europa, e ventos desfavoráveis em diversos mercados, a companhia preferiu preservar o caixa, centrando esforços no que o presidente global Carlos Tavares chama de “vendas rentáveis”.

“Em todas as regiões, nossas equipes estão fortemente comprometidas com o desempenho, com vendas rentáveis e com a satisfação de nossos clientes, em um ambiente altamente mutável. Esse compromisso é sustentado pelas estratégias Core Model e Core Technology do Groupe PSA e reforçará, no longo prazo, nossa ambição de fornecer soluções de mobilidade limpas, seguras e acessíveis para as pessoas e para os bens, a fim de conter os efeitos do aquecimento global”, declarou Carlos Tavares.



Na Europa, que continua a ser o maior mercado de todas as marcas da PSA, houve leve crescimento de 1,3% nas vendas e a participação recuou marginalmente de 17,1% para 16,8%. O desempenho foi afetado pela grande renovação da linha de produtos, que deve continuar nos próximos anos com a oferta de eletrificação com powertrain híbrido ou 100% elétrico para todos os modelos – 10 deles já foram lançados no ano passado e o plano é lançar mais 13 híbridos ou elétricos até 2025, sendo 50% até 2021.

Na América Latina, dois mercados importantes para a PSA registraram retração e provocaram quedas de vendas na Argentina (-43%) e no Chile (-11%). Mas houve crescimento no México (+13%) e no Brasil (+1,7%). Embora a expansão no mercado brasileiro ainda seja modesta, a contração dos últimos anos ao menos foi contida, graças ao bom desempenho do SUV C4 Cactus e pela linha de veículos utilitários da Peugeot e Citroën.

REESTRUTURAÇÕES



As operações da PSA passam por reestruturação em boa parte do mundo. O grupo está reajustando seu modelo de negócio na China, deixando a sociedade que mantinha com a Changan (CPCA) e refazendo sua parceria com a Dongfeng na DPSA. Com isso, as vendas perderam vigor no país. Em 2020 a empresa começa sua ofensiva de lançamentos de veículos eletrificados no mercado chinês, com a produção local dos elétricos e2008, DS 3 CROSSBACK E-TENSE e de três híbridos recarregáveis (PHEV): 508L HYBRID, 4008 HYBRID, e C5 Aircross Hybrid. Ainda na Ásia, será iniciada na Malásia a montagem dos SUVs Peugeot 3008 e 5008.

No Oriente Médio, os resultados do grupo foram impactados pela suspensão das atividades no Irã (em maio de 2018), o que reduziu o número de unidades vendidas em 2019. Na África os destaques foram o Egito, onde a participação de mercado cresceu 6,1 pontos porcentuais, e o Marrocos (+2,1 p.p.), país no qual o desempenho tende a melhorar em 2020 com a produção local da fábrica de Kenitra, inaugurada em setembro passado e que terá sua capacidade duplicada para 200 mil veículos a partir da metade deste ano.

Na Índia, o Grupo PSA começou a produção de transmissões em parceria com a AVTEC e este ano vai lançar o SUV C5 Aircross no país, que em 2021 será seguido pelo lançamento de novos modelos da Citroën desenvolvidos localmente.



Tags: PSA, Grupo PSA, resultado 2019, vendas, mercado, desempenho, Peugeot, Citroën, Opel, DS.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência