Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Produção de motos crescerá apenas 6% este ano
Fabricantes instalados em Manaus vão montar 1,17 milhão de motos em 2020. Setor tende a contratar este ano

Indústria | 23/01/2020 | 18h30

Produção de motos crescerá apenas 6% este ano

Mercado interno terá pequeno impulso do crédito e exportações cairão mais

MÁRIO CURCIO, AB

A produção de motos crescerá apenas 6,1% em 2020, somando 1,17 milhão de unidades. Os fabricantes instalados em Manaus (AM) preveem 1,14 milhão motocicletas emplacadas e alta de apenas 5,8% sobre 2019. As exportações cairão ainda mais, especialmente por causa da retração no mercado argentino, e devem fechar o ano com apenas 28 mil unidades. As projeções foram divulgadas pela Abraciclo, entidade que reúne empresas do setor de motos e bicicletas.



- Faça aqui o download dos dados da Abraciclo
- Veja outras estatísticas em AB Inteligência



“Não há nada muito claro que indique que o País vai mesmo crescer este ano. A projeção de alta do PIB é pequena [2,2%]. Esperamos um pequeno aumento nas vendas sobretudo pela melhora na oferta de crédito”, afirma o presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian.



O executivo recorda que as exportações serão prejudicadas não só pela Argentina. Chile, Bolívia e Venezuela também devem gerar impacto negativo nas vendas externas.

A produção de 2019 fechou em 1,11 milhão de motos, anotando alta de 6,8%. O crescimento foi puxado pelo mercado interno, que absorveu 1,08 milhão de unidades, registrando alta de 14,6%.

“O aumento ocorreu por causa da oferta de crédito das financeiras tradicionais e também pelos bancos digitais”, recorda Fermanian. Exceto em julho, todos os outros meses de 2019 tiveram média diária de emplacamentos acima de 4 mil unidades. Em 2018 isso só ocorreu em dezembro.

A participação das vendas por Crédito Direto ao Consumidor (CDC) passou de 41,4% para 43,9% de 2018 para 2019. Como consequência, o consórcio perdeu espaço (de 26,9% para 23,1% no mesmo intervalo).

SETOR VOLTOU A EMPREGAR


Os dados de emprego no setor até setembro indicavam 13,3 mil vagas. Segundo Marcos Fermanian, até o fim de dezembro o número chegou a cerca de 13,5 mil trabalhadores (nível semelhante ao de 2016), mil a mais do que em 2018. “Esse total deve crescer cerca de 6% em 2020, assim como a produção”, estima o presidente da Abraciclo.

Assista ao vídeo com Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo:




Tags: Motos, motocicletas, Abraciclo, Marcos Fermanian, emplacamentos, média diária, exportações, empregos.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência