Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Cor branca tingiu 39% dos veículos em 2019

Mercado | 27/01/2020 | 16h45

Cor branca tingiu 39% dos veículos em 2019

Preto, cinza e prata continuam populares; azul se mantém relevante, com fatia de 9%

REDAÇÃO AB

A cor branca mantém seu predomínio em veículos no continente americano e também na Europa e Ásia. A conclusão é do estudo Basf Color Report 2019 de tintas automotivas. Segundo a empresa, 39% dos veículos fabricados em todo o mundo no ano passado foram pintados de branco. Segundo a Basf, a preferência pelo branco levaria em conta aspectos subjetivos como limpeza e pureza, relacionados ao desejo de preservação do meio ambiente.

A fabricante de tintas ressalta que ainda assim há diferenças importantes por região. Enquanto na Ásia-Pacífico quase um em cada dois veículos está pintado de branco, na América do Norte e na região que compreende Europa, Oriente Médio e África (Emea), a proporção é de um para cada três carros. Na América do Sul, a presença do branco é de 39%, exatamente como na média mundial.

Em todo o planeta, preto, cinza e prata continuam populares. Juntos, foram aplicados em outros 39% dos veículos fabricados em 2019. A tendência também é válida para o segmento dos SUVs, cuja preferência cresce entre os consumidores mundiais. O azul é outra cor com presença importante, com 9% de todos os carros produzidos em 2019. A cor levou vantagem sobre o vermelho, com fatia de 7%.

A aplicação de cores mais vivas é maior em automóveis do segmento B. Ainda segundo a Basf, marrom e bege crescem na preferência de consumidores na Europa, Oriente Médio e África. Na América do Sul, após o branco vem o prata, com 23% da preferência, seguido do cinza, com 14%. A fatia do preto no continente é de 11%. Sua participação global é mais alta, 16%.

A parcela do vermelho na região também é relevante, 8%. “Ele tem uma presença tradicional nas vendas. É vibrante, vinculado a esportividade e beleza, além de ser uma cor que mantém o seu valor na revenda”, afirma o diretor do negócio de tintas automotivas da Basf para a região, Marcos Fernandes.



Tags: Basf, Basf Color Report, SUVs.

Comentários

  • Robson

    Achoisso muito bom, pois a cor branca reflete a luz do sol, gerando menos calor ao ambiente.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência