Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 05/02/2020 | 19h03

Produção de veículos na Argentina avança 39% em janeiro

Volume maior reflete alta das exportações; mercado segue em queda

REDAÇÃO AB

A produção de veículos na Argentina recuperou o fôlego em janeiro e cresceu 39,7% sobre igual mês do ano passado, ao entregar 20,6 mil unidades, considerando apenas o segmento de automóveis e utilitários leves. O balanço divulgado na quarta-feira, 5, pela Adefa, associação dos fabricantes, mostra que o volume também foi 42,4% maior com relação ao desempenho verificado em dezembro. Janeiro teve 14 dias úteis de atividades devido ao período de férias coletivas e paradas técnicas em algumas fábricas.


O volume maior da produção reflete as exportações, que também apresentaram alta em janeiro ao embarcar quase 9 mil veículos, uma melhora de 17,4% na comparação anual. Deste total, 63% tiveram o Brasil como destino. No entanto, o número significou queda de 54% quando comparado com os embarques de dezembro.

Contudo, as montadoras instaladas na Argentina preferem esperar até o fim do primeiro trimestre para divulgar suas projeções para 2020. A cautela se deve ao mercado interno ainda enfraquecido com a crise local. No primeiro mês do ano, as vendas no atacado (da montadora para as redes de distribuição) somaram 25,7 mil unidades, uma queda de 14,4% sobre janeiro de 2019. Com relação a dezembro, as vendas recuaram 17,4%.

“Dada a sazonalidade habitual dos primeiros meses do ano, fortemente marcada pelo calendário de paradas técnicas e férias nas fábricas, entendemos que é prematuro fazer projeções até o fechamento do primeiro trimestre”, justifica Gabriel López, presidente da Adefa.



O executivo reforçou que a entidade continuará seu trabalho agora junto ao novo governo federal argentino bem como os governos estaduais a fim de criarem uma agenda conjunta que articula os setores público e privado para reverter os índices negativos do setor.

Parte deste esforço já está sendo feito a partir da apresentação de um Plano Estratégico da Indústria Automotiva 2030 (leia aqui), programa que visa estimular o setor no país, a exemplo do Brasil que adotou o programa Rota 2030.



Tags: Argentina, Adefa, produção, vendas, exportações.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência