Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Exportações de veículos encolhem 20% em janeiro

Indústria | 06/02/2020 | 17h10

Exportações de veículos encolhem 20% em janeiro

Com 20 mil unidades vendidas a outros países, resultado é o mais fraco para o mês desde 2015

GIOVANNA RIATO, AB

A indústria automotiva exportou 20 mil veículos em janeiro e, com isso, começou 2020 com queda de 20% nas vendas internacionais na comparação com o mesmo mês do ano passado. A informação foi divulgada na quinta-feira, 6, pela Anfavea, entidade que representa os fabricantes do segmento.

Quando o resultado é comparado com as exportações de dezembro, o cenário é ainda mais desfavorável, com redução de 30,9%. Com o volume fraco, janeiro passado teve o pior resultado para o mês desde 2015. Luiz Carlos Moraes, presidente da associação, aponta que o resultado reflete a dificuldade interna dos principais parceiros comerciais do Brasil:

“A Argentina ainda enfrenta uma crise econômica e a troca de governo. O mercado do México também encolheu e o chileno está mais fraco como reflexo da onda de manifestações e dos problemas políticos e sociais.”

Em janeiro o maior destino das exportações brasileiras de veículos foi a Argentina, que absorveu 50% do total vendido internacionalmente. Em seguida está o México (22%), Chile (6%), Peru (5%), Paraguai (4%) e Chile (4%).

FATURAMENTO COM EXPORTAÇÕES FOI O PIOR DESDE 2009


Se em volume o resultado já foi negativo, quando se trata de faturamento com exportações a queda é ainda mais dramática, de 30,6% na comparação com janeiro de 2018. A indústria automotiva somou US$ 493,8 milhões em receitas com vendas internacionais em janeiro.

“Precisamos ganhar competitividade e deixar de exportar resíduos tributários”, diz Moraes. Cálculo da Anfavea aponta que 12% do valor das vendas externas da indústria automotiva correspondem a tributos sobre a cadeia automotiva que não são recompensados. “É algo que não existe em nenhum outro país com grande volume de exportações”, afirma.



- Faça aqui o download dos dados da Anfavea
- Faça aqui o download das projeções da Anfavea
- Veja outras estatísticas em AB Inteligência





Tags: exportação de veículos, Anfavea, indústria automotiva.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência