Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Pirelli adota novo simulador para desenvolver pneus
Instalações do simulador utilizam tela de 210 graus e 7,5 metros de diâmetro. Carro estático reproduz as sensações de uma via verdadeira por movimentos ou vibrações no banco, volante e até no cinto

Engenharia | 13/02/2020 | 15h30

Pirelli adota novo simulador para desenvolver pneus

Equipamento reduz em 30% o tempo de lançamento e diminui a quantidade de protótipos

REDAÇÃO AB

A Pirelli passa a utilizar em seu centro de pesquisas de Milão (Itália) um novo simulador dedicado ao desenvolvimento de pneus para automóveis premium e de alto desempenho. Segundo a fabricante, o equipamento vai reduzir a quantidade de protótipos físicos e baixar em 30% o tempo de desenvolvimento até que um novo modelo de pneu fique pronto.

Ainda de acordo com a Pirelli, o novo simulador servirá para reforçar sua parceria com as fabricantes de automóveis de luxo por permitir um compartilhamento mais rápido de informações. Simulações avançadas como esta já são utilizadas há mais de dez anos no desenvolvimento dos pneus da Fórmula 1 e de outras categorias.

O equipamento instalado em Milão permite que diferentes parâmetros de desenvolvimento sejam alterados com facilidade, levando a uma troca mais rápida de informações digitais entre a Pirelli e a montadora. O trabalho realizado com esse equipamento pode ser integrado a um simulador dinâmico, projetado para reproduzir acelerações laterais, longitudinais e rotações.

O conjunto de equipamentos do simulador utiliza uma tela panorâmica de 210 graus, com 7,5 metros de diâmetro, que reproduz diferentes condições de condução, estradas e circuitos. No coração do sistema há um carro estático capaz de reproduzir cada sensação que um motorista teria em um veículo real, tanto a partir do volante como do banco, do cinto de segurança e de diferentes sistemas que reproduzem os movimentos da suspensão e do motor.

Todo o processo é coordenado a partir de uma sala de controle capaz de programar a reprodução de diferentes especificações de qualquer pneu ou carro. Os resultados são registrados, medindo a interação entre o futuro pneu e a via, bem como todos os outros parâmetros relevantes para o comportamento desse novo pneu.



Tags: Pirelli, pneus, simulador, montadoras.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência