Automotive Business
  

Notícias

Ver todas as notícias
Vendas de consórcio para veículos podem crescer até 15% em 2020

Crédito | 17/02/2020 | 19h21

Vendas de consórcio para veículos podem crescer até 15% em 2020

Previsão da Abac aponta alta de até 10% para leves e de até 20% nos pesados

REDAÇÃO AB

As vendas de consórcio para veículos podem crescer entre 7% e 15% em 2020, de acordo com as projeções para o ano divulgadas na segunda-feira, 17, pela Abac, associação das administradoras de consórcios.

O setor de veículos responde por mais de 80% de todas as cotas vendidas pelo sistema, que também financia outros setores, como imóveis e serviços. Na projeção geral, a entidade considera a soma de modelos leves, como automóveis e utilitários, e pesados, entre caminhões, ônibus e máquinas agrícolas, além de motocicletas. O presidente da Abac revela as previsões para cada segmento.

“Não é fácil fazer projeções, especialmente quando vivenciamos constantes influências internas e externas. Acreditamos em avanços entre 7% e 10% para veículos leves, em até 20% para veículos pesados e alta de 4% a 7% para motocicletas”, projeta o presidente da Abac, Paulo Rossi.



Segundo a Abac, as previsões são baseadas no viés positivo esperado para o mercado em 2020 e projetado tanto pelas fabricantes de veículos (Anfavea) como pelas concessionárias (Fenabrave).

BALANÇO POSITIVO DE CONSÓRCIOS EM 2019


A projeção positiva para 2020 vem após um bom ano para o setor de consórcios: em 2019, as vendas de novas cotas para a aquisição de veículos cresceram 7,6% com 2,42 milhões de novas cotas sobre o resultado do ano anterior.

Com isso, o total de participantes interessados em veículos chegou a 6,18 milhões, aumento de 1% no comparativo anual. Deste total, 1,1 milhão de pessoas foram contempladas (quando o consorciado recebe o crédito para a compra do bem). O volume ficou estável com relação a 2018. O crédito disponível pelo sistema de consórcio em 2019 somou R$ 34,1 bilhões, crescimento de 3,3% sobre o resultado do ano anterior.

Por segmento, o de veículos leves – automóveis e utilitários – teve um aumento de 9,5% nas vendas para um total de 1,27 milhão de novas cotas. O segmento lidera o sistema de consórcio com mais de 3,68 milhões de consorciados no fechamento de 2019.

Para os pesados, as vendas de consórcios cresceram 28,8% em 2019, para pouco mais de 91,6 mil cotas, volume que considera caminhões, ônibus, implementos rodoviários e máquinas agrícolas.

Já as motocicletas encerraram o ano com alta de 4% em novas cotas ao somar 1,06 milhão de unidades. O segmento registrou menos participantes no período de um ano, passando de 2,18 milhões de consorciados (2018) para 2,16 milhões no ano passado.



Tags: Vendas, consórcios, veículos, carros, motocicletas, sorteio, contemplados.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência