Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Volkswagen deve anunciar plano para Taubaté e o Up!
O Volkswagen Up! passa por inspeção em Taubaté: interrogação sobre futuro da fábrica

Indústria | 18/02/2020 | 22h20

Volkswagen deve anunciar plano para Taubaté e o Up!

Fábrica foi a que menos recebeu aportes do programa de investimento

PEDRO KUTNEY E MÁRIO CURCIO, AB

Do programa de investimento de R$ 7 bilhões que a Volkswagen aplica no Brasil entre 2017 e 2020, quase tudo foi destinado às fábricas de São Bernardo do Campo (SP) e São José dos Pinhais (PR). Até agora nenhum aporte foi divulgado para Taubaté (SP), onde paira um ponto de interrogação sobre qual destinação a empresa pretende dar à planta em sua estratégia no País. Essa dúvida pode começar a ser esclarecida ainda esta semana: “Em dois dias faremos um novo anúncio a respeito”, afirmou Pablo Di Si, presidente da VW América do Sul.



Na terça-feira, 18, durante a comemoração pelos 20 milhões de motores fabricados em São Carlos (SP), Di Si fez o comentário a jornalistas ao ser questionado sobre os planos de produção em Taubaté e qual seria o futuro do subcompacto Up!, produzido na unidade desde 2014 e com desempenho negativo nos últimos anos – em 2019 ele foi apenas o 43º carro mais vendido do País, foram registrados 13,4 mil emplacamentos do modelo, em expressiva queda de 34,5% sobre 2018, que também já não tinha sido um bom ano.

Para evitar adicionar custos ao carro com a instalação de cinto de segurança de três pontos no meio do apertado assento traseiro, conforme prevê a legislação, no ano passado a Volkswagen reomologou o Up! de cinco para quatro passageiros. Para alguns, esse movimento foi interpretado como uma certa desistência de emplacar o modelo no mercado brasileiro, onde é considerado caro para seu tamanho e acabamento.

A Volkswagen produz atualmente em Taubaté três dos quatro carros mais antigos de sua linha de produtos no País: além do Up!, também são feitos lá os veteranos Gol e sua variação sedã, o Voyage. O hatch, embora tenha sido o carro mais vendido da marca no País e quinto no ranking geral em 2019, apresentou crescimento pequeno de 4,7% nos emplacamentos (81,3 mil). Já o sedã compacto apresentou leve redução das vendas de 1,9% sobre 2018, com 32 mil licenciamentos.

Ou seja, nenhum dos três contribuiu muito para o desempenho recente da Volkswagen no País, mais focado na nova linha de produtos que vem sendo lançada desde 2017, como o SUV T-Cross feito no Paraná e Polo e Virtus produzidos em São Bernardo – que em breve vão receber a companhia do SUV-cupê Nivus.



Tags: Volkswagen, VW, Taubaté, Up!, Gol, Voyage, indústria, investimento, fábrica.

Comentários

  • Sergio

    Simples,o Up um excelente carro, reduza drasticamente seu preço, melhore o gol principalmente em acabamento pois é uma droga, retire esse caixote chamado voyage e produza carros à altura do Onyx e etc, deixe seus valores abaixo da concorrência, ganhe na qtd vendida, como faz a GM, mas antes disso, demita parte dos projetistas retrógrados, pois é brincadeira a lanterna do Fox da geração anterior que se quebra com facilidade, me refiro à sua fixação, bom, não quero escrever um livro pois o acabamento da VW é o pior de todos, depois do motor AP, brincadeira esse cabeçote Xulo da familia Gol...

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência