Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Produção de veículos recua no bimestre por causa de carnaval

Indústria | 06/03/2020 | 17h20

Produção de veículos recua no bimestre por causa de carnaval

Feriado gera menos dias úteis de trabalho e volume cai 13% sobre igual período de 2019

SUELI REIS, AB

A produção de veículos diminuiu no primeiro bimestre impactada pelo menor número de dias úteis devido ao feriado de carnaval no fim de fevereiro. Em dois meses, foram montadas 395,9 mil unidades, entre leves e pesados, de acordo com o balanço da indústria divulgado na sexta-feira, 6, pela Anfavea, a associação das fabricantes. Segundo a entidade, menos dias de trabalho resultou em um volume menor com relação ao mesmo período do ano passado, quando o carnaval foi celebrado no início de março.


Os dados apontam que a queda foi de 13,4% no acumulado. No comparativo mensal, a produção de fevereiro foi de 204,1 mil veículos, um aumento de 6,5% sobre janeiro. Quando comparado com fevereiro do ano passado, a retração é de quase 21%.

Os estoques diminuíram em fevereiro, passando de 273,5 mil em janeiro para 256,9 mil, equivalente a 37 dias de vendas.

Ao apresentar os números à imprensa na sede da Anfavea em São Paulo, o presidente Luiz Carlos Moraes reforçou que o resultado negativo do bimestre está dentro do esperado. No início do ano, as fabricantes divulgaram suas projeções para 2020 e estão mantidas: a Anfavea espera encerrar o exercício com mais de 3,1 milhões de veículos produzidos, o que significaria um aumento de 7,3% sobre 2019.

O executivo ressaltou que embora todas as montadoras associadas estejam analisando com atenção os possíveis impactos do coronavírus nas operações brasileiras, até agora não há paralisações por falta de peças provenientes da China ou de outros países que estão sendo mais afetados pela doença.



- Faça aqui o download dos dados da Anfavea
- Veja outras estatísticas em AB Inteligência







Tags: Produção, veículos, indústria, Anfavea, fabricantes, montadoras, fábrica, feriado.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência