Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Exportações seguem ladeira abaixo apesar de dólar em alta

Indústria | 06/03/2020 | 20h10

Exportações seguem ladeira abaixo apesar de dólar em alta

Vendas de veículos para outros países têm queda de 11,2% no 1º bimestre

SUELI REIS, AB

O volume das exportações de veículos segue ladeira abaixo e registra mais uma queda neste início de ano, fazendo com que o setor não consiga aproveitar de forma significativa o dólar em alta.


O balanço da indústria divulgado pela Anfavea na sexta-feira, 6, mostra que nos dois primeiros meses de 2020 os embarques para outros mercados diminuíram 11,2% na comparação com igual período de 2019, com pouco mais de 58,2 mil unidades, entre leves e pesados. No ano passado, esse volume foi de 65,5 mil.

Apesar do volume exportado de fevereiro ter sido 83% maior que o de janeiro, o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, indica que não se trata de um movimento de recuperação, uma vez que a base de comparação é muito baixa: em janeiro, as exportações somram apenas 20,5 mil veículos.

Segundo o executivo, apesar do resultado, há indicações de que o setor alcance o volume esperado para o ano, mas alerta que se a tendência de queda continuar, as exportações em valores podem ser ainda menores: no primeiro bimestre, os ganhos com as vendas ao exterior atingiram US$ 919 milhões, uma queda de 23,6% sobre mesmo período do ano passado.

A dificuldade ainda é resultado dos embarques menores para a Argentina, que segue enfrentando forte crise econômica; além disso, Moraes revela que os volumes de vendas também foram menores para México, Colômbia e Chile.

“Por enquanto, nenhum motivo para comemorar: apesar do dólar a R$ 4,50 não adianta exportar se o país comprador está em crise”, lamenta o presidente da Anfavea.





- Faça aqui o download dos dados da Anfavea
- Veja outras estatísticas em AB Inteligência







Tags: Exportações, veículos, Anfavea, Argentina, México, Colômbia, Chile, crise, dólar, câmbio, volatilidade.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência