Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Produção de motocicletas avança 5,1% no primeiro bimestre

Indústria | 11/03/2020 | 16h15

Produção de motocicletas avança 5,1% no primeiro bimestre

Fabricantes de Manaus montaram perto de 195 mil unidades no período, puxadas pelo mercado interno

MÁRIO CURCIO, AB

A produção de motos em fevereiro atingiu 94,4 mil unidades, volume apenas 5,8% mais baixo que o de janeiro, apesar do carnaval e da menor quantidade de dias úteis (18, ante 22). O acumulado do primeiro bimestre teve 194,7 mil motocicletas fabricadas, 5,1% a mais que no mesmo período do ano passado. Os números foram divulgados pela Abraciclo, associação que reúne fabricantes instalados em Manaus (AM).

“O mercado continua aquecido pela oferta de crédito tanto das instituições financeiras tradicionais e das montadoras como dos bancos digitais”, afirma o presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian.



VENDAS NO ATACADO TAMBÉM CRESCERAM


Em fevereiro, as vendas no atacado (das fábricas para as concessionárias) somaram 93,8 mil motos. O volume foi 3,3% melhor que o de janeiro. As entregas no bimestre somaram 184,5 mil unidades, crescendo 4,2% na comparação interanual.

EXPORTAÇÕES DESPENCAM NO BIMESTRE


Em janeiro e fevereiro, as fabricantes instaladas em Manaus exportaram apenas 4,1 mil motocicletas. O total é 47,9% menor que o anotado em iguais meses do ano passado. A redução decorre da queda de demanda no mercado argentino. De acordo com a Abraciclo, Chile, Bolívia e Venezuela também devem gerar impacto negativo nas exportações.

Por causa das legislações de segurança e emissões vigentes no Brasil, as motos locais perderam competitividade no continente ante as asiáticas. A situação econômica da região também impacta o comércio externo. Em 2017 o Brasil exportou 82 mil motos. Em 2018 foram 68 mil unidades e em 2019, 38,6 mil. A projeção para 2020 é de apenas 28 mil unidades para o mercado externo.

EMPLACAMENTOS E MÉDIA DIÁRIA


No primeiro bimestre foram licenciadas no Brasil 171,5 mil motos, um total 2% mais baixo na comparação com iguais meses do ano passado. Vale recordar que o carnaval de 2019 caiu em março e que a comparação entre os primeiros trimestres tende a virar para o positivo.

A média diária de emplacamentos em fevereiro foi de 4,4 mil unidades, número semelhante ao de novembro do ano passado. Se for mantida nesse patamar em março, dá para esperar mais de 96 mil motos licenciadas no mês.



- Faça aqui o download dos dados da Abraciclo
- Veja outras estatísticas em AB Inteligência





Tags: Motos, motocicletas, Abraciclo, Marcos Fermanian, produção, exportações, emplacamentos.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência