Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
DAF começa a testar caminhão híbrido no continente europeu
CF Hybrid tem autonomia de 30 km a 50 km no modo elétrico. Motor a diesel de 10,8 litros produz 450 cavalos

Elétricos | 16/03/2020 | 19h30

DAF começa a testar caminhão híbrido no continente europeu

CF Hybrid utilizado nos Países Baixos roda apenas com eletricidade na cidade e com diesel em estradas

REDAÇÃO AB

A DAF Caminhões deu início aos testes práticos com seu modelo híbrido, o CF Hybrid, visando adquirir experiência no uso cotidiano do modelo. A responsável pela avaliação é a transportadora holandesa Peter Appel, que está utilizando duas unidades do veículo para abastecer supermercados em cidades da região central dos Países Baixos. A principal vantagem do caminhão híbrido, segundo a montadora, é sua capacidade de aliar o desempenho com “emissão zero” em ambiente urbano à flexibilidade e grande autonomia nos trechos rodoviários.

O DAF CF Hybrid conta com motor a diesel de 10,8 litros, capaz de entregar 450 cv, combinado a um elétrico de 100 cv (175 cv de potência de pico) e uma caixa de câmbio da ZF TraXon específica para modelos híbridos. Por enquanto, a eletricidade é armazenada em uma bateria de 85 kWh recarregada pelo motor a diesel, que atua como um alternador. A ideia, porém, é permitir que a bateria também seja recarregada em estações de carregamento rápido no futuro. Com eletricidade, a autonomia do CF Hybrid é de 30 km a 50 km, dependendo do implemento utilizado e do peso total do conjunto.

"Levando em consideração um futuro mais limpo, a DAF acredita que não existe apenas uma solução tecnológica para o amplo espectro de requisitos de transporte", afirma Ron Borsboom, diretor executivo de desenvolvimento de produtos da fabricante. "Por isso estamos testando diferentes tecnologias. A opção totalmente elétrica é uma boa alternativa para a distribuição urbana e a tecnologia diesel limpa é excelente para distâncias mais longas, em parte por causa dos novos tipos de combustível”, acrescentou.



Tags: DAF Caminhões, híbrido, tecnologia, inovação, novidade.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência