Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Faturamento das empresas de autopeças inicia o ano com queda de 6,7%

Balanço | 17/03/2020 | 13h05

Faturamento das empresas de autopeças inicia o ano com queda de 6,7%

Exportações e vendas às montadoras puxaram setor para baixo e situação tende a piorar com Covid-19

MÁRIO CURCIO, AB

O faturamento das fabricantes de autopeças em janeiro caiu 6,7% na comparação com o mesmo período do ano passado. O resultado foi puxado para baixo pela retração em 26,2% nas exportações (na análise em dólares) e também pela queda de 8% nas vendas às montadoras. A comparação com o faturamento total de dezembro revela alta de 35,1% e o acumulado dos últimos 12 meses aponta crescimento de 4,7%.

Os números foram divulgados pelo Sindipeças, sindicato que reúne empresas do setor. A entidade admite que a situação tende a se agravar em razão da pandemia de Covid-19 causada pelo coronavírus e de outras “fragilidades” do País, como a falta de competitividade.

Das grandes fontes de receita, somente o mercado de reposição anotou alta em janeiro, 7,3% pela comparação interanual. A venda intrassetorial também cresceu, 3,2%, mas sua participação no faturamento anual dos fabricantes de autopeças é pequena, abaixo dos 4%.

EMPREGOS RECUARAM QUASE 5% NOS ÚLTIMOS 12 MESES


O levantamento do Sindipeças informa que o emprego nacional no setor de autopeças recuou 6,5% na comparação com janeiro do ano passado e o acumulado dos últimos 12 meses aponta retração de 4,9% nos postos de trabalho.

A utilização da capacidade instalada em janeiro foi de 69%. Quando se descarta o resultado de dezembro (62% em razão de férias coletivas), esses 69% do primeiro mês de 2020 foram o pior índice desde março do ano passado. O melhor resultado em meses recentes ocorreu em outubro de 2019, com pico de 74% de utilização da capacidade.



- Faça aqui o download dos dados do Sindipeças
- Veja outras estatísticas em AB Inteligência





Tags: Autopeças, Sindipeças, Covid-19, coronavírus, montadoras, exportação, reposição, venda intrassetorial, empregos, capacidade instalada.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência