Automotive Business
  

Notícias

Ver todas as notícias
Locadoras batem recordes com ajuda dos motoristas de aplicativo

Balanço | 17/03/2020 | 18h20

Locadoras batem recordes com ajuda dos motoristas de aplicativo

Empresas do setor emplacaram 23% de todos os autos e comerciais leves vendidos em 2019 e faturaram 36,7% a mais que em 2018

MÁRIO CURCIO, AB

As locadoras emplacaram em 2019 um total de 541,3 mil automóveis e comerciais leves. O número foi recorde e registrou aumento de 31,1% sobre o ano anterior, enquanto as vendas totais de automóveis e comerciais leves em 2019 cresceram 7,6%. Como consequência, as empresas de locação responderam por 22,8% dos emplacamentos de veículos leves no ano passado.

Outro recorde obtido pelo setor em 2019 foi o número de diárias vendidas, 49,6 milhões, superando em 15,3% as diárias de 2018. Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), ao publicar seu anuário de 2020.

A alta nas diárias decorre, entre outros motivos, do aumento da participação dos motoristas de aplicativo, que respondiam por cerca de 150 mil carros alugados em 2018 e podem ter atingido 200 mil em 2019. Locações de longo prazo por pessoas físicas também cresceram no ano passado.

Como consequência, o faturamento líquido das empresas do setor atingiu R$ 19 bilhões, crescendo 36,7% sobre o ano anterior.

IDADE MÉDIA DA FROTA CAIU PARA 14,9 MESES


Segundo a Abla, a idade média da frota caiu bastante como consequência do aumento de emplacamentos. Em 2018 essa média era de 17 meses e recuou para 14,9 meses ano passado. Em 2016, quando as vendas totais no mercado interno ainda caíam em razão da crise econômica, a média de idade do veículos chegou a 20,7 meses.

"Tornar o negócio mais sustentável se tornou uma grande preocupação do mercado de locação. A maior demanda, em um nível de utilização intenso como o dos motoristas de aplicativo, implica necessidade de renovação da frota em períodos mais curtos, porém nunca antes de 12 meses", garante o presidente do conselho nacional da Abla, Paulo Miguel Junior.



Segundo a entidade, a frota total das locadoras cresceu 20,7% sobre 2018, atingindo 997,4 mil veículos.



- Faça aqui o download do Anuário 2020 da Abla
- Veja outras estatísticas em AB Inteligência





Tags: Locadoras, Abla, Paulo Miguel Junior, motoristas de aplicativo, automóveis, comerciais leves.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência