Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Caoa Chery demite 59 metalúrgicos em Jacareí e fecha divisão de motores

Trabalho | 18/03/2020 | 16h20

Caoa Chery demite 59 metalúrgicos em Jacareí e fecha divisão de motores

Cortes na fábrica do interior de São Paulo atingiram produção e setor administrativo

MÁRIO CURCIO, AB

A Caoa Chery demitiu 59 trabalhadores de sua fábrica em Jacareí (SP) na quarta-feira, 18, e encerrou as atividades do setor de montagem de motores. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, os cortes equivalem a 11% dos 540 funcionários que havia na unidade.

Com o fechamento da seção, os motores passam a vir todos montados da China. Ainda de acordo com o sindicato, as demissões atingiram a produção e o setor administrativo. Na quinta-feira, 19, os metalúrgicos iniciaram uma greve em protesto contra as demissões.

Apesar de a Chery registrar crescimento de 56% em vendas neste primeiro bimestre sobre igual período do ano passado, um dos dois modelos produzidos em Jacareí, o sedã Arrizo 5, teve apenas 2,4 mil unidades vendidas em todo o ano de 2019 e menos de 300 no primeiro bimestre deste ano.

A Chery teria justificado os cortes pela perspectiva de queda na produção. Além do Arrizo 5, a fábrica produz na cidade o utilitário esportivo Tiggo 2 (o segundo Chery mais vendido no País, com 6,2 mil unidades em 2019) e se prepara para iniciar a fabricação local de outro sedã, o Arrizo 6.

“Não podemos aceitar demissões num cenário em que a população mais precisa de seus empregos e planos de saúde. O sindicato vai cobrar do poder público medidas em favor dos trabalhadores”, afirma o diretor do sindicato local, Guirá Borba.



Esta semana, o sindicato protocolou carta na Chery com pedido de licença remunerada a todos os trabalhadores, como forma de prevenção à Covid-19, doença causada pelo coronavírus. Até o fim da semana o sindicato aguarda reunião com a empresa para tratar desse assunto.



Tags: Caoa Chery, Arrizo 5, Arrizo 6, Tiggo 2, sindicato, metalúrgicos, Covid-19, coronavírus.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência